sábado, 16 agosto 2025
Vasos de bronze

Cemitério da Saudade vira alvo de furtos e gera comoção em Piracicaba

Vereador pede providências após roubos de peças de bronze e depredações no local
Por
Cássia Fossaluza

Os constantes furtos no Cemitério da Saudade, em Piracicaba, têm gerado indignação na população e preocupação com a memória de figuras históricas. O vereador Laércio Trevisan Júnior (PL) cobra, desde 2024, mais segurança e fiscalização no local, mas afirma que o problema persiste e que recebe inúmeras reclamações da população.

No ano passado, o parlamentar protocolou dois requerimentos — o 588/2024 e o 1091/2024 — pedindo esclarecimentos sobre furtos, depredações e o abandono do túmulo do ex-presidente Prudente de Moraes, que está sepultado no cemitério. Em 2025, apresentou novos documentos (025/2025 e 094/2025), além de indicações e ofícios, reforçando a necessidade de manutenção e preservação do espaço.

Segundo Trevisan, moradores relatam dor e revolta diante de furtos em jazigos de familiares, sobretudo de peças de bronze, como vasos e letras. “O bronze pode ser encontrado por valores entre R$ 25 e R$ 200 o quilo, o que explica o interesse no furto dessas peças”, destacou o vereador.

Moradores relatam dor e revolta diante de furtos em jazigos de familiares, sobretudo de peças de bronze, como vasos e letras. Foto: Divulgação

O mausoléu de Prudente de Moraes, localizado logo na entrada do cemitério, também foi alvo de criminosos. Neste mês, no dia 13 de agosto, após denúncia, a Polícia Militar deteve quatro pessoas por furto qualificado e apreendeu 24 jarros de bronze no porta-malas de um veículo.

Para Trevisan, a solução passa pela adoção de tecnologia de vigilância: “É preciso ter câmeras e segurança no local. Prudente de Moraes é um nome importante para Piracicaba e para o Brasil. É descaso deixar a memória dele e dos entes queridos da população expostos a essa situação.”

Resposta da Prefeitura

Em nota enviada à TV TodoDia, a Prefeitura informou que a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos realiza manutenção periódica nos espaços de uso comum do Cemitério da Saudade, incluindo limpeza, corte de mato, poda de árvores e controle de pragas, como escorpiões e formigas.

Para conter os furtos, a administração informou que vasos de bronze estão sendo chumbados a fim de dificultar a retirada. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes trabalha na ampliação do videomonitoramento inteligente. O sistema já está concluído em vias públicas e será expandido para prédios municipais, como escolas e unidades de saúde — incluindo o entorno do Cemitério da Saudade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também