A Prefeitura de Americana anunciou nesta terça-feira (25) a reabertura do Centro Cívico. Segundo o Executivo, a praça esportiva retomará suas atividades gradativamente. Por enquanto, estarão liberadas somente atividades que não exijam contato físico, como tênis de mesa, tênis de campo, ciclismo e BMX.
A pista de atletismo está aberta, das 7h às 17h, com o limite de 40% da capacidade para os usuários. É obrigatório o uso de álcool em gel, máscaras e garrafa de água individual. Os bebedouros coletivos e sanitários permanecerão interditados.
O Centro Cívico estava fechado desde meados de março, pouco antes do decreto estadual de quarentena, por conta da pandemia do coronavírus, assim como o Jardim Botânico, que foi reaberto pela prefeitura nesta terça.
O Botânico está funcionando inicialmente das 6h às 14h. As mesmas medidas de segurança anunciadas para o Centro Cívico foram adotadas para o funcionamento do local.
Segundo o Plano São Paulo anunciado pelo governo do Estado, parques municipais só têm a reabertura permitida na fase amarela, para a qual a região avançou no último dia 8.
Em entrevista à Rádio Azul no dia 14 de agosto, o prefeito Omar Najar (MDB) revelou que por enquanto está descartada a reabertura do Zoológico, por decisão do comitê municipal de combate à Covid-19.
Na região, as prefeituras de Hortolândia e Santa Bárbara disseram que analisam a reabertura de parques municipais. Campinas já reabriu, com restrições de horário, capacidade e com medidas de segurança.