O prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) abriu na tarde desta sexta-feira (25) a 1ª Exposição de Agricultura Urbana (Agro Americana) e a 51ª Exposição Nacional de Orquídeas, que estão acontecendo simultaneamente nas dependências da Fidam (Feira Industrial de Americana). As exposições podem ser visitadas neste sábado (26), das 8h às 20h, e, neste domingo (27), das 8h às 17h. O evento conta com Praça de Alimentação. A Fidam fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 200.
“Pela primeira vez, o município tem sua Exposição de Agricultura Urbana e Agro, para fomentar o segmento, valorizar os produtores e, em conjunto com a Exposição Nacional de Orquídeas, promover o desenvolvimento de ações integradas que possam agregar ainda mais iniciativas no atendimento nas dimensões ambiental, econômica, social, cultural, em prol da população”, disse o prefeito.
O coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo José Carlos também esteve no evento. “Em nome do secretário estadual Antonio Julio cumprimento e parabenizo o prefeito Chico, secretário Fabio, o Círculo Americanense de Orquidófilos, horticultores e produtores pela realização das exposições e desejo sucesso a todos. Estamos próximos aos municípios, junto com as Casas da Agricultura das cidades, que são bastante atuantes. O agro existe nas cidades por meio de diversos projetos e ações de variadas produções. A Cati está presente em quase todos os municípios. São Paulo é agro”, disse o coordenador.
O secretário de Meio Ambiente agradeceu as parcerias firmadas com o Círculo de Orquidófilos, a Cati e a todos os expositores, que acreditaram no projeto. “A expansão da agricultura urbana é um dos 43 projetos da Secretaria de Meio Ambiente, e hoje é um marco para Americana, para a gestão Chico Sardelli, a realização da 1ª Exposição de Agricultura Urbana junto com a Exposição de Orquidófilos, cuja a exposição é conhecida em todo Brasil e no mundo, levando o nome de Americana. O evento promove a integração e o fortalecimento do setor, com a venda dos produtos, geração de empregos e a segurança alimentar. Americana tem agro e existe através das hortas, do Círculo Americanense de Orquídeas. Nesta gestão já reativamos a Casa da Agricultura e incentivamos a criação da Associação dos Horticultores, a UNIHORTAS. Estamos cumprindo com as determinações do prefeito Chico, um compromisso que ele tem com a cidade”, disse o secretário Fabio.
O assistente agropecuário, responsável pela Casa da Agricultura de Americana, Sérgio da Rocha Lima Diehl, falou sobre o trabalho dos horticultores. “A ocupação dos terrenos ociosos por meio das hortas tem dado uma contribuição muito grande, principalmente oferecendo produtos de qualidade, produtos saudáveis produzidos na cidade. É uma política muito salutar que está sendo desenvolvida em Americana, com o apoio do prefeito Chico Sardelli”, disse.
O presidente do Círculo Americanense de Orquidófilos, Jean Falcade, agradeceu o apoio e ressaltou a união dos orquidófilos. “São mais de mil plantas expostas, de 32 cidades e seis estados. Unidos conseguimos ser fortes. Conseguimos unir os dois eventos. Agradecemos a todos pelo apoio”, disse.
Exposições
As exposições são uma realização da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana, da Casa da Agricultura (Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e do Círculo Americanense de Orquidófilos. O evento vai até domingo (27) e faz parte da programação especial de aniversário da cidade – “Americana voltou a sorrir”. A entrada é franca.
A 1ª Exposição de Agricultura Urbana – Agro Americana conta com 21 expositores que estão expondo e vendendo mudas de hortaliças, alimentos saudáveis, plantas medicinais, verduras orgânicas, mel, equipamentos (trator), acessórios para jardim, produtos defensivos e fertilizantes orgânicos, estufas e irrigação, sistema hidropônico, sementes, energia solar. Também há stands de exposições da Ações Sementinhas sobre troncos, material educativo da USP, do Sebrae Educativo, da Cati, do Banco do Brasil, entre outros.
A Exposição Nacional de Orquídeas, organizada pela diretoria do Círculo Americanense de Orquidófilos, tem a participação de 30 municípios, expositores de orquídeas e mais 15 empresas do ramo com vendas de insumos e flores.
Haverá premiação aos primeiros, segundos e terceiros melhores expositores de orquídeas nas categorias espécie nacional, espécie estrangeira, híbrido, micro/botânica, exótica, sazonal 1, sazonal 2 e melhor planta da exposição. Todos receberão certificados.
No stand da Secretaria de Meio Ambiente estão expostos trabalhos desenvolvidos no município, com a linha do tempo das atividades da agricultura de Americana até os dias atuais. Os visitantes poderão ver também os projetos de sustentabilidade, os mascotes da coleta seletiva, personagens das ações educativas e distribuição de material educativo. Haverá distribuição de mudas, exposição de flores e objetos feitos com reaproveitamento de materiais, que foram resgatados na Unidade de Patrimônio da Prefeitura.