segunda-feira, 25 novembro 2024

Chico quer parceria com app de reclamações

O prefeito eleito de Americana, Chico Sardelli (PV), quer fazer parceria com um aplicativo como “ponte” entre morador e prefeitura. O Americana Melhor, do desenvolvedor de sistemas Daniel Antoniassi, reúne denúncias da população, de problemas cotidianos, para cobrar soluções da prefeitura. Chico se interessou e apoiou o aplicativo, segundo Daniel. Após as eleições, a equipe de Chico o contatou para reafirmar o interesse.

“Estamos nos organizando para que o aplicativo seja utilizado dentro da prefeitura. Será um canal direto entre a prefeitura e o povo de Americana”, afirmou Antoniassi. Antes das eleições, a equipe do Americana Melhor entrou em contato com a equipe de todos os candidatos, perguntando se apoiariam caso fossem eleitos.

“É um aplicativo que vai de encontro ao que queremos para nossa cidade. Uma Americana inteligente e conectada”, diz Chico em vídeo de apoio ao aplicativo. O Americana Melhor tem atualmente 4.200 usuários, sendo 440 usuários ativos que costumam registrar denúncias e já recebeu problemas em 68 bairros, segundo o autor.

Criado em agosto, o aplicativo “bombou” no início da campanha eleitoral, e teve como “carro-chefe” reclamações de falta de água. As outras denúncias mais frequentes são de buracos nas ruas, falta de energia, lixo acumulado, valor abusivo na tarifa de água e sobre transporte público (sujeira e atrasos de horários).

Na campanha, os candidatos a prefeito Kim (SD), Major Crivelari (PSL) e Adriano de Oliveira (PSOL) também apoiaram. Thalita de Nadai (PSD), Alfredo Ondas (MDB) e Lurdinha Ginetti (PT) não responderam e Rafael Macris (PSDB) e Maria Giovana (PDT) alegaram falta de tempo na agenda, de acordo com Antoniassi.

Ainda antes de eleito, a equipe de Chico pediu informações “para saber como tudo funcionava e como poderia ser utilizado para melhorar a comunicação da população com o Executivo”, conta o autor do aplicativo. As partes se encontraram e Chico foi um dos candidatos que fez vídeo de apoio ao aplicativo.

“Acho interessante este tipo de comprometimento que o até então candidato demonstrou, evidencia um comprometimento real em trazer soluções que diminuem a distância e estreita a comunicação com o povo de Americana”, avalia o desenvolvedor de sistemas. Chico foi eleito e houve novo contato com Antoniassi.

“A assessoria dele reafirmou o interesse e já está se organizando neste sentido. Como a transição está começando, estamos aguardando a definição do quadro administrativo para tomar as devidas ações futuras”, disse o autor do aplicativo à reportagem. “Será um salto tecnológico no sentido de estabelecer uma nova e mais eficiente forma de interagir com as pessoas e os problemas, no sentido de ouvir e resolver”.

Antoniassi afirma que pode ser uma forma de eliminar a frustração com a classe política. “Tudo que queremos é que a qualidade de vida do americanense melhore”, diz.

Na reunião com a equipe de Chico, em 5 de novembro, Antoniassi mostrou o aplicativo na prática e as denúncias realizadas, além dos relatórios que mostram em tempo real os problemas de cada bairro e as regiões mais afetadas, e comemorou o interesse político.

“Só assim temos a esperança de que os problemas enfrentados diariamente pelo povo tenham uma ação concreta, um retorno. E não mais o silêncio que geralmente temos, e a sensação de que nunca será resolvido. Ele frisa que o aplicativo Americana Melhor não teria custo para a prefeitura e se manteria com parcerias no setor privado, com “empresas comprometidas em melhorar a cidade e a qualidade de vida”.

A reportagem questionou Chico via assessoria. “O app foi apresentado durante o período eleitoral a diversos candidatos e à equipe de Chico Sardelli, que atestou a usabilidade do aplicativo e aprovou a iniciativa. No mais, toda e qualquer tratativa ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2021”, disse o prefeito eleito em nota.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também