quinta-feira, 2 maio 2024

Chico vai retirar projeto de ‘reservatório pulmão’

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), irá retirar da Câmara o projeto de lei encaminhado ano passado pela gestão Omar Najar (MDB) com intuito de alienar uma área da prefeitura ao DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município para construção de um reservatório de emergência, chamado de “reservatório pulmão”.
O projeto foi alvo de polêmica e pedidos de adiamento ano passado e voltaria à pauta de hoje, mas será retirado antes da sessão começar.
O projeto enviado à Câmara destaca que o reservatório seria instalado em um terreno que faz fundos com a Escola Estadual Silvino José de Oliveira, no Cordenonsi. No projeto, a prefeitura informa que a área foi escolhida pelo DAE e seria alienada por R$ 6 milhões.
O Executivo justifica no projeto que “estudos técnicos realizados pelo DAE apontaram a necessidade de construir um grande reservatório de água, com capacidade de reservação de 10 milhões de litros, com o objetivo de garantir o fornecimento de água à população por um maior tempo em períodos de estiagem”.
Mesmo a falta d’água sendo assunto corriqueiro na cidade, no ano passado diversos vereadores criticaram o projeto por ele demandar do DAE o pagamento pelo uso da área da prefeitura. Após adiamentos, o projeto voltou automaticamente para a pauta de hoje, mas não deve chegar a ser discutido.
O TODODIA apurou que o prefeito teria a intenção de retirar o projeto e a informação foi confirmada pela prefeitura por meio de nota. “O prefeito Chico Sardelli decidiu retirar o projeto para estudar novas alternativas”, informou o Executivo. Até o final da tarde de ontem, o projeto seguia na Câmara.
RESERVATÓRIOS
Também no final do ano passado, o então prefeito Omar Najar (MDB), acompanhado do superintendente do DAE, Carlos Zappia, que foi mantido no cargo pelo novo prefeito, relatou à imprensa ter sido apresentado à equipe de transição alguns projetos de intervenções na área de abastecimento de água, necessários para diminuir os casos de falta d’água, tão comuns na cidade.
As duas principais obras recomendadas pela antiga gestão foram a construção de novo reservatório de água e troca da adutora para melhorar o abastecimento na região do Parque da Liberdade e também um novo reservatório no Jardim Ipiranga. As duas regiões têm reclamações de falta d’água constantemente.
O TODODIA questionou a prefeitura sobre essas duas possíveis obras, se de fato foram identificadas como necessárias pela atual gestão e seriam encaminhadas.
Em nota encaminhada essa semana à reportagem, a administração do prefeito Chico Sardelli disse que “entende que o abastecimento público é um grande desafio e por isso não tem medido esforços em equacionar a questão no menor prazo possível” e que “toda novidade e investimento neste sentido serão divulgados em momento oportuno”.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também