quarta-feira, 27 novembro 2024
NOVA ODESSA

Chuvas deixam 10 famílias desalojadas

Prefeitura Municipal trabalha para minimizar impactos em áreas afetadas; segundo a administração, as famílias já foram resgatadas e vem recebendo apoio no local
Por
Isabela Braz
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

Após elevação de cerca de 2 metros do nível do Ribeirão Quilombo devido às fortes chuvas, que atingiram a região durante o fim de semana, Nova Odessa registrou 10 famílias desalojadas por decorrências dos alagamentos até o momento.

Segundo a Prefeitura de Nova Odessa, que desde a madrugada desta segunda-feira (9) vem trabalhando para diminuir os impactos das áreas alagadas seguindo um plano de contingência, as famílias já foram removidas das áreas de risco pelas equipes de resgate – Defesa Civil, Bombeiros Militares e Civil – juntamente com apoio das equipes da Prefeitura.

Participaram das ações de resgate da cidade secretários e equipes do Fundo Social de Solidariedade, Diretoria de Promoção Social (vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social), Secretaria de Esportes, Coden Ambiental e outros, além de voluntários de diversos setores.

Segundo a Prefeitura, não há abrigados no Ginásio Municipal, pois as famílias optaram por se deslocar para casa de parentes.

A Promoção Social percorre os bairros afetados fazendo um levantamento das eventuais necessidades das famílias afetadas. Além disso, a Prefeitura Municipal vem fazendo distribuição de marmitex para as vítimas das enchentes.

Após a baixa do Ribeirão Quilombo, será feito uma força tarefa para limpeza das áreas atingidas.

Outros impactos

Os impactos da cheia do Quilombo atingiram residências das ruas mais “baixas” da cidade, em bairros como Jardim Flórida, Jardim Fadel, Vila Azenha e Jardim São Jorge.

Também foram registrados alagamentos pontuais de avenidas e ruas em locais mais baixos, como os pontos em que os córregos Palmital e Capuava “cruzam” sob a Avenida Ampelio Gazzetta – entre outros.

Na Vila Azenha, mais ruas tiveram de ser interditadas, assim como a Rua Niterói, no Jardim São Jorge. No Jardim Flórida, diversas ruas foram interditadas pelo Setor de Trânsito.

Os ventos também afetaram o telhado da UBS 1 (Centro), que permanece fechada nesta segunda-feira para reparos internos. A equipe da unidade está ligando para os pacientes agendados, remarcando as consultas de rotina no local.

No bairro São Manoel, a ponte na rua Sigesmundo Anderman, em frente ao Ginásio Adrianinha, sofreu novamente com impactos da chuva. A obra que completou 1 ano em agosto, orçada em 1,4 milhões teve um pedaço afetado, sofrendo um deslizamento. Segundo a prefeitura, equipes de obra estão programando o início dos reparos.

Campanha de arrecadação

Para ajudar os afetados, a Prefeitura de Nova Odessa através do Fundo Social, Promoção Social e Esporte, promove a partir desta segunda-feira (09/10), uma campanha de arrecadação de donativos em prol das famílias afetadas pela cheia do Ribeirão Quilombo.

Endereço de entrega: Ginásio do Jardim Santa Rosa (Rua João Bassora, 500)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Podem ser doados: Produtos de higiene pessoal (sabonete, xampu, condicionador, pasta de dente, escova de dente, absorvente, papel higiênico etc.), água potável, colchões, roupas de cama (em bom estado), móveis, eletrodomésticos, roupas masculinas e produtos de limpeza doméstica.

Mais informações em (19) 3476-1358.

Vídeo: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também