terça-feira, 23 setembro 2025
TEMPORAIS

Chuvas e ventos fortes atingem várias cidades da região e provocam estragos

Defesa Civil registrou rajadas de até 95 km/h nesta segunda-feira (22) e alerta para novos temporais na região nesta terça-feira (23)
Por
Guilherme Pierangeli

O temporal que atingiu a Região Metropolitana de Campinas e municípios vizinhos nesta segunda-feira (22) provocou alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica. Em Piracicaba, a Defesa Civil do Estado apontou rajadas de vento entre as mais fortes do estado, enquanto em Nova Odessa três famílias precisaram deixar suas casas. Em Limeira, o órgão emitiu alerta para novos temporais também nesta terça-feira (23).

Campinas: alagamentos e impactos nos serviços de saúde
Em Campinas, o índice acumulado chegou a 55,6 milímetros, com maior volume em Barão Geraldo. Foram registradas 18 quedas de árvores em diferentes regiões da cidade, além de três quedas de galhos e quatro alagamentos em imóveis, nos bairros Satélite Íris I, Jardim Chapadão, Jardim Novo Flamboyant e Jardim Brasil.

Durante a tarde, 12 quedas de árvores foram registradas, sendo três sobre a rede elétrica. Também houve queda de poste na avenida John Boyd Dunlop, próximo à Estação Bela Aliança.

A Emdec monitorou pontos de acúmulo de água em vias como a avenida Princesa D’Oeste x Moraes Salles, rua Delfino Cintra x avenida Andrade Neves, avenida Amoreiras x avenida Prefeito Faria Lima e avenida Orosimbo Maia x rua Paula Bueno. Foram ativadas faixas reversíveis na Princesa D’Oeste e no Bosque.

No transporte coletivo, a Estação BRT Piracicaba, no Corredor Ouro Verde, precisou ser desativada após alagamento, com embarque e desembarque transferidos para o piso normal da via.

Unidades de saúde também foram afetadas. O CS Orosimbo Maia manteve apenas atendimentos agendados após 14h30 por conta da entrada de água. Em Joaquim Egídio e Jardim São Vicente, a vacinação foi suspensa, mas sem perdas de doses. Já os CSs Rossin, Vicente Pisani Neto, Santa Rosa e Satélite Íris 1 ficaram sem energia.

No Aeroporto de Viracopos, a velocidade do vento chegou a 74,1 km/h às 14h.

Chuva provocou estragos na região. Foto: Reprodução/TV TODODIA

Impacto em rodovia
A chuva provocou um bloqueio no acesso da Anhanguera no km 96, sentido capital, para a John Boyd Dunlop em Campinas por conta de um alagamento no final da tarde desta segunda. A concessionária AutoBan está trabalhando para resolver o problema, mas sem previsão de horário.

Piracicaba: rajadas entre as mais fortes do estado
De acordo com a Defesa Civil do Estado, Piracicaba registrou rajadas de 95 km/h nesta segunda-feira, a segunda maior velocidade de vento em todo o estado de São Paulo, atrás apenas de Bragança Paulista. Campinas ocupou a terceira posição, com 74,1 km/h.

Limeira: árvores caídas e alerta para novos temporais
Em Limeira, oito quedas de árvores foram registradas até o fim da tarde, três delas na avenida Dr. Antônio de Luna. Uma árvore atingiu a fachada de um comércio e outras duas caíram sobre o canteiro central.

Na obra da UPA do Aeroporto, a ventania derrubou placas de sinalização e parte da estrutura metálica de cercamento. Equipes da Prefeitura trabalharam desde a madrugada na remoção de galhos e liberação das vias.

A estação meteorológica do Jardim Campos Elíseos registrou 24,2 milímetros em seis horas. No bairro Tatu, o acumulado foi de 22,1 milímetros, e na região central, de 18,2 milímetros.

A Defesa Civil emitiu alerta de risco para novos temporais nesta terça-feira (23) e reforçou a orientação para que os moradores evitem áreas alagadas, não se abriguem sob árvores e acionem o telefone 199 em emergências.

Nova Odessa: famílias desalojadas
Em Nova Odessa, as rajadas de vento provocaram quedas de árvores em vias públicas e sobre a rede elétrica. Algumas casas foram destelhadas, sem registro de vítimas. Três famílias ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes.

Equipes da Defesa Civil Municipal seguem em campo prestando apoio às pessoas afetadas. O município ativou gabinete de crise para acompanhar a situação.

*Reportagem em atualização.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também