quarta-feira, 28 janeiro 2026
TEMPORAL NA REGIÃO

Chuvas na região causam alagamentos, derrubam muros, deixam carros ilhados e famílias desabrigadas

Defesa Civil emitiu alerta severo para Americana e Santa Bárbara d’Oeste; chuva veio com raios, ventos fortes e granizo, segundo o órgão
Por
Diego Rodrigues e Nathalia Tetzner

Fortes chuvas atingiram a região nesta quarta-feira (28) e a Defesa Civil emitiu alerta severo para moradores de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e cidades vizinhas. O comunicado indicou a chegada de uma frente de instabilidade, com previsão de chuva intensa, raios, ventos de alta intensidade e queda de granizo.

Alto volume de chuva
Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Miletta, foram 45 milímetros de chuva em 50 minutos. Ele disse que não houve feridos e que as forças de emergência foram acionadas para auxiliar nas ocorrências, com prioridade para a evacuação de pessoas e animais em áreas de risco.

Muro do Cemitério da Saudade é derrubado
Em Americana, a queda de um galho no Cemitério da Saudade, no bairro Cariobinha, resultou na destruição de mais de 50 metros de muro. Miletta afirmou em entrevista à TV TODODIA que o prefeito Chico Sardelli esteve no local e determinou que a retirada de entulhos e a reconstrução do muro comecem nesta quinta-feira (29), a partir das 7h.

A água invadiu bairros inteiros e destruiu casas. Foto: Gustavo Shock/TV TODODIA

Moradores relatam prejuízos
João Paulo de Aquino Prado disse à TV TODODIA que familiares que moram na Rua Santo Onofre, no bairro São Manoel, precisaram deixar a casa às pressas após a água invadir o imóvel repentinamente. Segundo o relato, os móveis foram perdidos e ele carregou os dois filhos no colo enquanto o alagamento avançava. Prado afirmou ainda que o bairro já sofreu com inundações em outras ocasiões e que a situação é recorrente.

Motorista fica ilhado na Avenida do Compositor
Outro ponto afetado foi a Avenida do Compositor, no bairro Jaguari, onde um carro ficou ilhado próximo a um supermercado. A equipe da TV TODODIA acionou o resgate ao encontrar o motorista preso no meio do alagamento.

Não houve feridos até o momento da reportagem. Foto: Gustavo Shock/TV TODODIA

Orientações em caso de emergência
A orientação é evitar áreas abertas e não estacionar veículos próximos a árvores ou torres de transmissão, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. A população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também