O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para um ciclone extratropical que atingirá a costa do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (18/8). O alerta abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Espera-se ventos intensos, variando de 60 km/h a 100 km/h, além de chuvas de 30 mm a 60 mm por hora (ou 50 a 100 mm por dia) e queda de granizo.
O Inmet alerta para o risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e inundações nas regiões afetadas. Recomenda-se evitar abrigar-se debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, bem como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar os eletrodomésticos da energia.
No sábado (19/8), uma frente fria derivada do ciclone chegará ao Sudeste do país, trazendo ventos que podem chegar a 60 km/h nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Para mais informações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Ciclone extratropical traz chuvas e ventos ao interior de SP
A formação de um ciclone extratropical sobre o Uruguai e a Argentina entre quinta-feira (17) e sexta-feira (18) causará chuvas e rajadas de vento no interior do estado de São Paulo nos próximos dias. Uma frente fria associada ao fenômeno climático deve avançar pelo Brasil e chegar à região de Campinas entre sábado (19) e domingo (20).
Segundo o meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Bainy, a frente fria chegará ao estado de São Paulo já na madrugada de sábado, com possibilidade de chuvas já na tarde de sexta-feira.
Embora não se espere uma queda significativa nas temperaturas, a nebulosidade e a umidade devem aumentar devido às chuvas ao longo do final de semana.
Os ventos devem oscilar entre 25 km/h e 30 km/h, com possibilidade de rajadas mais intensas, mas sem causar transtornos ou preocupações na região.
Após a passagem da frente fria, há previsão de formação de uma área de baixa pressão entre os estados de São Paulo e Paraná, o que deve intensificar as áreas de instabilidade e resultar em chuvas volumosas para a região entre domingo e segunda-feira (21).