
As cidades da Região Metropolitana de Campinas registraram fortes chuvas neste domingo (2), entre meia-noite e 16h, segundo dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). O maior volume acumulado foi em Americana, com 69,3 milímetros, seguida por Santa Bárbara d’Oeste (59,3 mm), Nova Odessa (59,3 mm), Piracicaba (59,3 mm), Campinas (Estação Taquaral – 51,5 mm) e Sumaré (51,1 mm). A estação de Hortolândia não apresentou dados consistentes.
Sem ocorrências até às 16h
A Defesa Civil de Americana informou que não houve registro de ocorrências, como alagamentos, quedas de árvores ou deslizamentos. De acordo com o órgão, as chuvas foram constantes, mas espaçadas, o que favoreceu a absorção pelo solo e evitou acúmulo de água em vias públicas. Além disso, não houve ventos fortes, o que contribuiu para a estabilidade das condições.
Fechamento de parques
Em Campinas, o acumulado no bairro Taquaral manteve o município em estado de atenção, dentro do protocolo da Operação Chuvas de Verão, que determina o fechamento preventivo de parques e bosques quando o volume ultrapassa 80 mm em 72 horas.
Defesa Civil
A Defesa Civil reforça o alerta à população para evitar áreas de risco e acionar o telefone 199 em casos de emergência. A previsão indica que novas pancadas podem ocorrer até o início da noite, com intensidade moderada e curta duração.





