sexta-feira, 28 fevereiro 2025
FOLIA

Com 40 eventos, Carnaval de Campinas começa nesta sexta-feira

Blocos vão sacudir várias regiões da cidade, mas há também eventos com escola de samba e até rock
Por
Guilherme Pierangeli
Bloco Tomá na Banda desfila neste sábado no Centro de Campinas – Foto: Divulgação/PMC

Vai começar o Carnaval em Campinas! A cada ano que passa, os blocos ganham cada vez mais espaço e público. Neste ano, são quase 40 eventos no carnaval da cidade, e para organizar tudo isso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciou o diálogo com os grupos em novembro do ano passado, como conta o diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi. “A gente começou em novembro a ouvir os grupos, saber exatamente onde eles precisavam sair, onde eles gostariam, e fizemos ajustes para garantir que todos os órgãos pudessem atuar e que tivéssemos um planejamento para garantir conforto para todo mundo”.

Neste ano, há uma novidade para garantir maior segurança e acolhimento às mulheres contra o assédio. Voluntárias darão suporte às mulheres que se sentirem incomodadas com exageros ou com pessoas muito insistentes. “Este ano, a gente vai ter uma parceria com um grupo de voluntárias que vai realizar a campanha “Carnaval sem assédio”. Então, quem se sentir ameaçada ou importunada poderá procurar essas pessoas, que vão acolher e fornecer todas as informações sobre como proceder. Além disso, as campanhas também se estendem ao público masculino, que deve entender que “não é não” e “somente o sim é sim”, conta Rapassi.

Além disso, foram definidas regras sobre a comercialização de bebidas por ambulantes e também pelos estabelecimentos no entorno dos locais de eventos de rua. ” A principal regra que garantiu muita segurança e melhorou muito o Carnaval é que o vidro não é bem-vindo. A gente pede para as pessoas deixarem o vidro em casa. O comércio não vai vender vidro, os ambulantes respeitam, e o comércio tem horário para fechar, assim como os blocos também sempre respeitam o horário de término, destaca o diretor.

Portanto, não são permitidas bebidas em garrafas de vidro. Elas não podem ser comercializadas, e nem mesmo os foliões podem levá-las de casa. De acordo com o decreto que regulamenta o Carnaval em Campinas, os estabelecimentos com alvará estendido poderão funcionar até às 1h da manhã com venda de comidas e bebidas. Depois desse horário, a atividade comercial precisa ser encerrada, com uma tolerância até às 2h para dispersão do público e fechamento das portas. A regra vale para todos os estabelecimentos situados em um raio de dois quilômetros do local da festa. Quem descumprir as regras pode ser multado, ter o estabelecimento fechado e a Polícia pode ser acionada.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também