O atual prefeito de Santa Bárbara D’oeste, Rafael Piovezan (PL), aparece em primeiro lugar na intenção de voto estimulado, com 41%, e, dessa forma, o pré-candidato conquistaria um segundo mandato no município. É o que mostra a Pesquisa TODODIA/Ágili.
O levantamento traz o pré-candidato José Antonio Ferreira, o Dr. José (União Brasil), em segundo com 26,1%; o vereador Eliel Miranda (PSD) em terceiro, com 5,3%; e o professor Luis Vanderlei Larguesa (PT), 4,5%; nenhum, 12,9%; e não sabem ou não souberam responder com 10,2%.
Em votos válidos, Piovezan chegaria a 53,3%; Dr. José, 33,9%; Eliel Miranda, 7%; e Larguesa, 5,8%.
Petista lidera índice de rejeição
O candidato do PT foi o mais citado pelos eleitores quando questionados sobre qual pré-candidato não votaria de jeito nenhum. Larguesa tem 18,2%. Em segundo lugar, com 15,8% de rejeição, vem o atual prefeito Rafael Piovezan; Eliel Miranda tem 9,6%; Dr. José, 8,4%; nenhum, 20,9%; e não sabem ou não responderam, 27,1%.
Governo aprovado
A administração municipal de Santa Bárbara d’Oeste foi avaliada como regular pela maioria, com 38,9%. Já 37,3% consideram boa; ótima, 10,9%; péssima, 7,8%; ruim foram 4%; e 1,1% não souberam ou não responderam.
O governo Piovezan teve 66,4% de aprovação na pesquisa, contra 24,9% que reprovam a atual gestão municipal. Outros 8,7% não souberam ou não responderam.
Saúde é disparada a principal necessidade
O levantamento mostrou que 59,1% dos que entrevistados consideram a Saúde como o segmento mais importante e aquele que a administração municipal deveria priorizar seus esforços para melhorar a qualidade de vida da população.
Na sequência, o eleitor de Santa Bárbara indicou a Educação, com 14%. Segurança é a terceira principal preocupação com 5,6%, e a geração de emprego e renda também requer atenção do próximo governante com a indicação de 3,8%.
Pesquisa
Foram entrevistados 450 eleitores moradores de Santa Bárbara d’Oeste, maiores de 16 anos, entre os dias 9 e 13 de julho. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas por telefone, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 4,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Custeada pelo Todo Dia (Rede Cidade de Americana) com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP- 02693/2024.
Sobre o Instituto Ágili
Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país. O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.
Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais deste ano.