Domingo, 26 Junho 2022

Com atraso, EMTU libera 50 novos ônibus

Com atraso, EMTU libera 50 novos ônibus

Com duas semanas de atraso, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) liberou nesta segunda-feira (16), a circulação de um lote de 50 ônib

Com duas semanas de atraso, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) liberou nesta segunda-feira (16), a circulação de um lote de 50 ônibus 0Km adquiridos pelo Consórcio BUS, responsável pelas linhas intermunicipais da RMC (Região Metropolitana de Campinas. Em maio, durante a entrega de um primeiro pacote com 50 veículos, a promessa era de que até o final de agosto outros 90 estariam nas ruas.

A cerimônia, realizada na garagem da empresa, em Hortolândia, contou com a participação do governador em exercício, o deputado estadual Cauê Macris (PSDB).

Após a entrega de ontem, ainda restam 40 ônibus novos a serem disponibilizados para os usuários do transporte metropolitano para que seja cumprida a meta de reduzir de 7 para 4,2 anos a idade da frota. O novo prazo estipulado para que isso aconteça é o final do mês de novembro.

Segundo a Assessoria de Imprensa da EMTU, os veículos já liberados vão atender os 130 mil passageiros que utilizam as linhas intermunicipais de Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Indaiatuba, Campinas, Vinhedo e Valinhos.

As ligações entre esses 14 municípios representam 96% da demanda total da região. De acordo com a estatal, os 50 ônibus do primeiro lote já transportaram 1,3 milhão de passageiros, realizaram 52 mil viagens e percorreram 1.250.000 km percorridos. Desde que os novos ônibus entraram em circulação, houve queda de 46% no registro de reclamações em sua Ouvidoria por quebra de veículo ou descumprimento de horário.

Do tipo convencional, os ônibus têm capacidade, cada um, para transportar 76 passageiros, sendo 34 sentados e 42 em pé. O motor diesel Euro V possui a tecnologia mais moderna do ponto de vista ambiental. Todos eles são equipados com ar-condicionado, wi-fi e carregadores USB. O investimento total do Consórcio BUS é de R$ 58 milhões.

 
Por Walter Duarte

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/