O Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) divulgou nesta segunda-feira (10) o balanço da “Operação 9 de Julho 2024”, que aconteceu no período do dia 5 ao dia 9. Durante esses cinco dias de operação, os principais temas abordados pelas equipes foram o combate à criminalidade violenta e o foco na fiscalização de alcoolemia.
Com o aumento da chuva em grande parte do período da operação, contribuiu negativamente nos índices de acidente deste ano, sendo registrados 285 acidentes sem vítimas e 372 registros de acidentes com vítimas.
Logo no início da Operação, foi registrado um acidente envolvendo um ônibus de passageiros contra uma coluna de sustentação em Itapetininga, com 10 vítimas fatais e 42 vítimas graves e leves.
Em seguida, outro sinistro entre um ônibus e um micro-ônibus, com 04 vítimas graves. Além destas, é importante citar as ocorrências envolvendo moto, levando em consideração que o transporte tem mais probabilidade de deixar vítimas fatais.
Na contabilização final, foram registradas 54 vítimas fatais, 96 vítimas graves e ainda 442 vítimas leves no período. Comportamentos de direção de risco, como excesso de velocidade, também foram fiscalizados pela equipe, com 22.876 imagens de radar registradas, além de um aumento no número de autuações por alcoolemia, totalizando 1.215 registros.
Durante este período, foram registrados 34.135 infrações e 401 veículos removidos. No âmbito criminal, foram apreendidas 02 armas de fogo e duas expressivas apreensões de drogas, totalizando mais de 9,1 toneladas de maconha, além da prisão de 37 pessoas e 18 condenados capturados.