No começo desta semana, Sumaré deu início às obras de construção do viaduto Avenida João Argenton, no Jardim Primavera, que vai eliminar cruzamento de veículos sobre a linha férrea. A estimativa do término das obras feita pela Rumo, empresa responsável pela malha ferroviária, é de 10 meses – podendo ter alterações de acordo com as condições climáticas.
O anúncio das obras foi feito na semana passada, pelo prefeito Luiz Dalben (Cidadania), junto ao Deputado Estadual Dirceu Dalben (Cidadania), responsável por intermediar o projeto.
“É um antigo sonho que vai se tornar realidade. Trata-se de uma obra que vai trazer mais fluidez no trânsito e segurança aos motoristas. Vamos acompanhar de perto a construção deste dispositivo que trará muitas melhorias para o trânsito de Sumaré”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.
O Deputado reforçou que lutou para uma solução que evitasse riscos de acidentes no local e que a construção desse viaduto é um sonho se tornando realidade. “Um dispositivo que era muito necessário e urgente, e que, com a graça de Deus e muito trabalho, em parceria com o prefeito Luiz Dalben, conseguimos tirar do papel!”, explicou o deputado.
De acordo com a Rumo, o tráfego para veículos e pedestres será interditado na região do cruzamento da Avenida João Argenton. Durante o período de obras, toda organização do fluxo rodoviário e sinalização de trânsito no local será feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural, responsável por orientar motoristas e pedestres.
O viaduto terá 120 metros de comprimento e largura de 9,10m. A altura do dispositivo será de 6,75 metros, permitindo que todas as composições, incluindo os trens double-stack (contêineres em dois níveis) circulem pelo local com total segurança.
Segundo Rodrigo Verardino De Stéfani, executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, a obra é uma das contrapartidas da renovação antecipada do contrato da concessão da Malha Paulista, que foi assinado em maio de 2020 entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Rumo.
Rodrigo reforça que a obra será realizada em parceria com a prefeitura de Sumaré e tem como finalidade garantir um convívio melhor e mais seguro entre a ferrovia e a comunidade. “Um dos principais objetivos da construção do viaduto é otimizar o fluxo rodoviário e ferroviário e garantir um trânsito seguro a todos. Há anos a população reivindicava por essa obra que só foi viabilizada graças a mobilização conjunta entre a iniciativas privada, as lideranças do munícipio, estado e governo federal”, finaliza Rodrigo.
Frente Parlamentar
Para acompanhar a execução das obras previstas no contrato com a Rumo, discutir e propor ações para um melhor aproveitamento da Malha Ferroviária Paulista, o deputado estadual Dirceu Dalben criou na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a Frente Parlamentar do Setor Ferroviário, que será lançada oficialmente no próximo dia 26 de outubro, às 14h, no Auditório Paulo Kobayashi.
“Estendo a todos o convite para estarem conosco dia 26 de outubro na Alesp, e participando também das atividades da Frente Parlamentar. Nosso objetivo é discutir ações para fortalecer e ampliar o transporte de cargas sobre os trilhos, retomar o transporte de passageiros por trens e também solucionar estes conflitos que existem nas cidades entre a linha férrea e vias urbanas. Essas são ações de grande importância para alavancar o desenvolvimento do nosso estado e melhorar a vida das pessoas. Queremos discutir estes assuntos e novas políticas públicas junto da população e todos os demais envolvidos. Todos estão convidados!”, finalizou Dalben.