sábado, 25 maio 2024
COMBATE AO SEDENTARISMO

Confira oito dicas para começar a se exercitar já

Cardiologista do Vera Cruz Hospital dá sugestões para quem quer iniciar-se na prática esportiva, que melhora a qualidade de vida e evita diversas doenças
Por
Redação
Foto: Pixabay

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado um dos países mais sedentários da América Latina. Cerca de 47% da população com 18 anos ou mais é considerada sedentária, ou seja, não praticam nenhum exercício físico com frequência ou fazem atividades insuficientes.

No último domingo (10), foi comemorado o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo, capaz de aumentar o risco de desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, problemas musculoesqueléticos, distúrbios metabólicos, crises de depressão e ansiedade e até aumento do risco de mortalidade prematura.

Para quem faz parte desse grupo, chegou a hora de reavaliar a qualidade de vida. Médica cardiologista do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), Daniella Salaorni explica que a atividade física regular pode ajudar a reduzir o risco desses problemas e melhorar a qualidade de vida, e dá dicas para quem quiser começar a se exercitar, incluindo sugestões de atividades gratuitas. Confira as dicas:

  • Não espere o momento ideal, apenas comece. Qualquer frequência por semana é melhor do que nada;
  • Não restrinja a prática de esporte à academia, pois existem várias modalidades pelas quais você pode se interessar. O importante é que você goste e que se torne um hábito duradouro.
  • Persista, mesmo que no início você não goste muito da atividade. O hábito vai fazer você gostar, especialmente ao perceber os benefícios para o seu organismo, a melhora da saúde mental, maior disposição e ânimo.
  • Desafie-se, encontre uma motivação para seguir adiante e coloque metas para suas atividades.
  • Antes de iniciar as atividades físicas, faça uma avaliação cardiológica, especialmente se você tem alguma doença crônica conhecida ou histórico familiar de doença cardiovascular.
  • Tenha um dia a dia ativo e menos sedentário. ⁠Sempre que possível, troque o percurso de carro pela caminhada ou bicicleta; ao subir andares, troque o elevador por escadas e inclua mais movimento na sua rotina.
  • Use roupas e calçados apropriados para a prática da sua atividade física, pois isso propicia mais conforto. Mantenha a hidratação, isso ajuda a fortalecer a disposição para a atividade.
  • Incentive a prática de esportes desde a infância. Crianças que crescem com essa cultura são mais saudáveis e com menores riscos de doenças futuras, inclusive obesidade e transtornos de ansiedade.

Atividades sem custo

Existem várias opções de atividades físicas gratuitas que podem ser praticadas para combater o sedentarismo:

  • Caminhada ou corrida ao ar livre: uma maneira simples e acessível de se exercitar é caminhar ou correr em parques, praças ou em áreas próximas à sua casa;
  • Treino em casa: existem inúmeros vídeos e aplicativos gratuitos que oferecem treinos de diferentes intensidades e modalidades, como yoga, pilates, treino funcional, entre outros, que podem ser feitos em casa, sem a necessidade de equipamentos especiais;
  • Dança: é uma forma divertida de se exercitar. Muitas vezes, é possível encontrar aulas gratuitas ou vídeos on-line que ensinam diferentes estilos;
  • Exercícios de alongamento e fortalecimento: alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular, como flexões, abdominais e agachamentos podem ser feito em casa e ajudam a melhorar a flexibilidade e a força muscular;
  • Esportes em grupo: juntar-se a grupos locais que praticam esportes coletivos, como futebol, vôlei, basquete, entre outros, pode ser uma forma divertida e social de se exercitar;
  • Ciclismo: pedalar é uma ótima opção para quem gosta de estar ao ar livre. Muitas cidades têm ciclovias ou áreas seguras para a prática desse esporte.

Essas são apenas algumas sugestões de atividades físicas gratuitas que podem ajudar a combater o sedentarismo. O importante é encontrar uma atividade que você goste e que se encaixe na sua rotina, para que seja mais fácil manter a prática regularmente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também