As principais dores dos americanenses que os candidatos e as candidatas a prefeito (a) de Americana querem sanar são: água, saúde, educação e emprego. É isso que revela o levantamento realizado pelo TODODIA junto aos postulantes ao cargo máximo do Executivo da cidade.
Por meio de um questionário único enviado a todas as candidaturas, a reportagem identificou quais os principais temas presentes nas respostas. Solucionar a falta d’água, melhorar e ampliar o atendimento nos postos de saúde, garantir mais vagas em creches e atrair empresas para gerar empregos são pautas presentes nos planos dos nove candidatos.
A seguir, o leitor confere as respostas encaminhadas pelos candidatos a três perguntas: qual é prioridade da candidatura, quais as cinco ações que o candidato quer implantar nos primeiros 100 dias e como gostaria que seu eventual governo fosse lembrado.
A maioria das respostas está na íntegra, mas algumas precisaram ser resumidas (sem alteração do sentido ou intenção), já que havia sido estipulado limite de 300 caracteres por resposta no questionário.
Perguntas
1) Descreva o que é prioridade na sua candidatura?
2) Cite 5 principais ações que pretende adotar nos primeiros 100 dias de governo.
3) Como você gostaria que seu eventual governo fosse lembrado, caso seja eleito (a) e governe Americana por 4 anos?
ADRIANO DE OLIVEIRA SILVA (PSOL)
50 anos
Advogado. Foi servidor da Fusame e chefe de gabinete na Câmara.
1) Investir em Políticas de Proteção Básica, de maneira intersetorial, na saúde, educação, segurança, assistência social, e na economia solidária para geração de empregos. Inversão da lógica do orçamento público priorizando a população das regiões periféricas da cidade, invisíveis até então pelo poder público.
2) Revogar ato administrativo que exonerou os servidores probatórios. Aplicar plano emergencial para diminuir efeitos da pandemia na vida da população. Licitação pública para o transporte coletivo pensando nos interesses da população. Abertura das UBSs fechadas e rever todos os contratos terceirizados.
3) Como um governo de caráter popular, em que os trabalhadores puderam ocupar seu lugar de direito e de fato na história de Americana. Um governo que honrou seus compromissos sociais, que propôs o caminho e à forma que a classe trabalhadora realizará sua emancipação. Um governo socialista e revolucionário.
ALFREDO ONDAS (MDB)
62 anos
Delegado de polícia. Foi delegado por 28 anos e é vereador desde 2017.
1) Compromisso com uma agenda anticorrupção, valorizando dinheiro público; política obsessiva de emprego e renda; expansão do videomonitoramento para segurança da cidade; atenção à saúde básica com valorização dos postinhos; melhoria da qualidade de ensino público; sanar problema de falta d’água.
2) Análise da situação financeira do município. Ações iniciais para melhoria do atendimento de saúde. Implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico para trazer empresas – emprego e renda. Expansão do número de câmeras para segurança. Identificação e início de troca de rede para sanar falta d’água.
3) Como gestor responsável que atingiu os anseios da população. Inspirador, que incentivou os colaboradores a crescer e evoluir, mostrando liderança e mantendo a responsabilidade com o dinheiro público. Deixar a marca na memória do cidadão americanense o sentimento de ter sido ouvido, valorizado, apoiado. Mais do que o histórico profissional trilhado, um exemplo a seguir.
CHICO SARDELLI (PV)
64 anos
Administrador e empresário. Foi deputado federal por dois mandatos e deputado estadual por três mandatos.
1) Precisamos levar água a todos e nosso plano de governo criado por especialistas estabelece ações concretas para isso. Vamos investir na saúde 24 horas nos bairros e apoiar o empresariado local com a criação do Programa Americana Valoriza, com políticas públicas de geração de emprego e renda.
2) Reformar e modernizar a captação de água atual, construir novos reservatórios, criar um programa contínuo de troca de redes de água, criar o Programa Americana Valoriza para gerar empregos e iniciar a implantação de unidades de saúde 24 horas nos quatro cantos da cidade, nos moldes do que existe no Zanaga.
3) Seremos o governo que devolveu Americana de volta ao seu lugar de destaque no Estado e no País. Com experiência e dedicação é possível e conseguiremos. Vamos investir nos talentos locais e retomar o desenvolvimento econômico, transformando Americana da Princesa Tecelã para a Capital da Confecção.
KIM (SD)
64 anos
Arquiteto e urbanista. É vereador em seu quinto mandato consecutivo.
1) É cuidar das pessoas com saúde, emprego, água e educação. Usar a experiência e competência para fazer diferente com respeito, transparência e inovação. É equipe enxuta, com coragem para fazer o que for preciso e administrar com os pés no chão. Construir uma Americana melhor, de gente que faz!
2) Reabrir os postos médicos com tecnologia inovadora. Água na torneira e canal aberto com a população. Emprego: fortalecer a economia e turismo local. Modernizar a máquina pública para agilizar o atendimento das empresas e do cidadão. Mutirão de obras urbanas integradas, desde as redes de água ao asfalto sinalizado.
3) Gostaria que fosse lembrado como um governo ficha limpa, que usou a experiência e competência para fazer diferente com os pés no chão, usando a tecnologia para cuidar e melhorar a vida das pessoas. Uma administração que resolveu os problemas atuais e construiu uma nova Americana preparada para o futuro.
LURDINHA GINETTI (PT)
61 anos
Aposentada. Foi vereadora de 2005 a 2008 e suplente até 2012.
1) Saúde: descentralizar o sistema levando atendimento médico aos bairros, fazer o pronto atendimento 24h nas grandes regiões e resgatar o Hospital infantil André Luiz. Educação: valorizar os educadores, escolas em período integral, aumentar número de vagas nas creches. Desenvolvimento: apoiar as empresas locais, o cooperativismo e o microcrédito.
2) 1. Tomar as providências emergenciais para resolver o problema da falta de água. 2. Medidas de combate à pandemia. 3. Rever todos os contratos (limpeza, saúde, Área Azul). 4. Fortalecer os órgãos de formulação das políticas públicas e a participação popular. 5. Criar mecanismos de controle dos gastos e prevenção à corrupção.
3) Como o governo que deu um grande salto de qualidade de vida dos americanenses, nas áreas de saúde, educação, cultura e mobilidade urbana, e que preparou a cidade para o futuro, além de ser a prefeita que solucionou a questão da falta de água.
MAJOR CRIVELARI (PSL)
66 anos
Mestre em Ciências Policiais e professor. Foi policial militar por 30 anos e vereador.
1) A prioridade é fazer Americana voltar a ser a economia de destaque no cenário nacional. Atrair empresas e empregos, além de torná-la mais eficiente na administração pública com cargos técnicos e profissionais no alto escalão. O item principal é combate à corrupção na administração.
2) 1. Fortalecer a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para que corra o Brasil e o mundo buscando empresas que gerem empregos dignos para nossos cidadãos. 2. Buscar junto ao governo federal recursos para sanar os problemas caóticos de Saúde e Água. 3. Implantar as Escolas Cívico Militar. 4. Revogar a demissão dos probatórios. 5. Extinguir a Área Azul.
3) Por ter passado e acabado com a corrupção, pois a vida toda eu prendi corrupto. Por ter sido o primeiro servidor e não o primeiro mandatário. Por ter levantado Americana de novo ao patamar dos anos 80. Pelo enxugamento da máquina pública. Pela transparência nos atos sempre com a participação da nossa gente, que é o que temos de mais precioso.
MARIA GIOVANA FORTUNATO (PDT)
28 anos
Sanitarista. É vereadora desde 2017.
1) Nossa prioridade é saúde e emprego. Nos primeiros 100 dias de governo vamos contratar 100 médicos para a Saúde Pública de Americana. Além disso, vamos abrir um escritório em São Paulo e realizar uma divulgação nacional de Americana com o intuito de atrair novas empresas para o município.
2) Contratar 100 médicos para a rede pública. Planejamento para a compra e distribuição dos medicamentos para que não faltem aos pacientes. Mutirão de consultas para zerar a fila da cidade. Reabrir o Hospital Infantil André Luiz. Abrir um escritório em São Paulo e realizar uma divulgação nacional de Americana com o intuito de atrair novas empresas.
3) Nosso governo será lembrado por tratar do ser humano, isso é prioridade. Nossa meta é repor os 250 médicos que perdemos nos últimos seis anos nos dois primeiros anos de governo. Ou seja, a população vai encontrar médicos para atendê-la. Vamos manter nossas empresas na cidade e atrair novas para geração de empregos.
RAFAEL MACRIS (PSDB)
28 anos
Engenheiro de produção e empresário. É vereador em Americana desde 2017.
1) Criar incentivos para as empresas gerarem empregos; acabar com fila de espera para atendimento com médicos e aumentar a estrutura da rede de saúde nos bairros; zerar fila por vaga em creche; resolver o problema da falta d’água em Americana definitivamente; rever o modelo de Área Azul.
2) Trazer a iniciativa privada para resolver a falta d’água; tirar a Área Azul de bairros e de perto de hospitais; zerar a fila por vaga em creches, ampliando parcerias com entidades filantrópicas e particulares; acabar com a fila por consultas com médicos; reabrir postinhos.
3) Quero ser lembrado como o prefeito que devolveu ao morador o orgulho de viver aqui, que resolveu o problema da falta d’água e que liderou o processo de geração de milhares de empregos em Americana.
TALITHA DE NADAI (PSD)
36 anos
Fisioterapeuta. Foi secretária de Promoção Social entre 2012 e 2014.
1) Saúde: reabertura do Hospital André Luiz e Postos de Saúde UPA; finalização das obras do Hospital Municipal, contratação de novos profissionais, priorizando atendimento das crianças, do idoso e da mulher. Educação: volta dos Cieps no período integral, hora estendida nas creches e diálogo entre partes.
2) Reabertura do Hospital André Luiz e Postos de Saúde UPA; Cieps no período integral; apoio às hortas de agricultura familiar; diminuição do preço da tarifa de ônibus; volta da farmácia social; programa de incentivo ao artista local; valorização do servidor público e melhores condições de trabalho.
3) Como um governo que tornou Americana mais forte economicamente e mais feliz socialmente, acolhendo a população em todas as suas necessidades na área da saúde, segurança, habitação, educação e prosperidade. Como uma governante que cuidou de pessoas, de perto.