
Desde o dia 2 de abril, o 19º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), que tem sede em Americana, tem um novo Comandante. Major PM Zecheto assumiu a função interinamente e neste momento é o responsável por definir as diretrizes estratégicas da corporação, interagir com o governo e outras instituições, e garantir que a Polícia Militar atenda às necessidades de segurança pública.
Integrante da Polícia Militar há 28 anos, Zecheto está em Americana desde 2020 e substitui o Coronel Adriano Daniel, que se aposentou da corporação.
“O trabalho é árduo, de muito gerenciamento, muito planejamento, o que consome muito da nossa energia. Mas é um trabalho que eu gosto muito”, expressou o comandante interino em entrevista ao TODODIA.
QUEM É MAJOR PM ZECHETO
Moisés Sabino Zecheto, nascido em Araraquara em dezembro de 1976, começou a carreira como Policial Militar atuando na cidade de São Paulo, onde realizou seu período de formação na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e foi Aspirante, 2º Tenente e 1º Tenente.
Posteriormente, retornou para Araraquara desempenhando diferentes funções no 13º BPM/I atendendo toda região de sua cidade natal, que envolve as cidades como Ibitinga, Taquaritinga, Matão. Por lá, ficou mais de 16 anos e foi Capitão, comandando uma Companhia.
A chegada em Americana se deu por conta da falta de vagas para Major no 13º BPM/I, onde só podem ficar dois ocupantes da função por batalhão. Quando subiu de patente, Major Zecheto pediu a transferência para o 19º, onde havia uma vaga disponível, chegando à cidade em setembro de 2020 como coordenador operacional.
“Naquela época estava instaurada toda aquela problemática da pandemia. O começo foi difícil, mas depois que foi abrindo os comércios, vi que aqui é uma economia bem ativa, perto de Campinas e outras cidades importantes. E assim fui conhecendo a parte boa da cidade e minha família se adaptou muito bem”, relatou.
Com a saída de outros oficiais, por conta de aposentadoria e transferência, chegou ao posto de sub-comandante, função anterior a que ocupa atualmente.

POR QUE COMANDANTE INTERINO?
Major PM Zecheto ainda é considerado Comandante Interino justamente por conta de sua patente. Ele precisa subir para Tenente-Coronel, para que desta maneira o cargo não seja passageiro.
Zecheto conta que a evolução da patente deve acontecer em agosto ou dezembro deste ano. “Se tudo der certo, posso ficar aqui com a minha promoção”.
A decisão é tomada por um escalão superior da segurança pública. A avaliação leva em conta a conclusão do curso de mestrado em aperfeiçoamento de oficiais, que o Major realizou em 2018, e também critérios disciplinares considerando toda a trajetória.
A PROATIVIDADE COMO LEMA DO TRABALHO
Representando uma posição de alta responsabilidade e liderança dentro da hierarquia militar, Major Zecheto destaca que o planejamento na gestão de todo o 19º BPM/I é ter um trabalho embasado na proatividade e em estratégias eficientes.
“A Polícia Militar tem que ser proativa. Ela tem que estar antes do crime acontecer, depois que aconteceu é só investigação. Então, é um compromisso de manter o policiamento nos locais adequados e com a voracidade necessária. Se você desguarnece uma área, você abre oportunidades para o crime. Temos que tentar guarnecer e espalhar o policiamento por todas as regiões. É difícil? É difícil, mas para isso exige planejamento”, disse o oficial da PM.
O 19º BPM/I atende além de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Arthur Nogueira. O efetivo soma 426 policiais, mas ainda há vagas abertas a serem preenchidas. Esse preenchimento também é um objetivo da gestão.
