A BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto de Sumaré, anunciou ontem que as tarifas de água e esgoto da cidade serão reajustadas em 2,54%, a partir de hoje (1º).
O percentual será aplicado em todas as categorias e faixas de consumo, assim como nos demais serviços, como ligação de água, regularização de cavalete, ligação de esgoto, etc. Com o aumento, na primeira faixa de consumo da categoria residencial, que é de 10m³, o valor a ser pago sobe de R$ 47,00 para R$48,20, segundo a BRK
De acordo com a empresa, o reajuste busca “recompor as perdas inflacionárias” do ano de 2017 para a manutenção dos compromissos da concessionária com a cidade e seria aplicado em fevereiro de 2018. “Como à época não havia uma decisão sobre a agência reguladora dos serviços, a aplicação foi postergada”, disse a BRK em comunicado.
A reposição é baseada no IPCA-IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), no período de outubro de 2016 a setembro de 2017.
A empresa havia anunciado esse reajuste para o mês de junho deste ano, porém uma decisão judicial suspendeu a aplicação do aumento, à época. Agora, uma nova decisão autorizou à concessionária a realizar a correção.
TARIFA SOCIAL
O benefício da tarifa social, que chega a reduzir o valor da conta em até 50%, permanece. Para requerer o benefício, o cliente precisa procurar uma das lojas de atendimento da concessionária e atender alguns critérios, como ser beneficiário de algum Programa de Proteção Social do Governo Federal.
Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a BRK pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita, 24h por dia.