segunda-feira, 28 outubro 2024
CIRURGIA DE PETS

Continuam abertas as inscrições no Programa de Castrações Gratuitas de Nova Odessa

Só podem se beneficiar do Programa de Castração proprietários de cães e gatos que morem em Nova Odessa e que sejam de famílias de baixa renda
Por
Redação
Foto; Divulgação

As inscrições de cães e gatos de famílias economicamente vulneráveis de Nova Odessa continuam abertas no Programa Municipal de Castração promovido desde 2021 pela Prefeitura da cidade, através do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

Atualmente, as cirurgias nos pets inscritos são realizadas tanto em uma clínica contratada graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Dirceu Dalben, quanto no recém-criado DBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) da própria Prefeitura, na Avenida Brasil.

“Desde a abertura do Departamento e da nova licitação, que fizemos com uma verba de R$ 100 mil do deputado Dirceu Dalben, foram castrados 315 animais no Bem-Estar Animal e 130 na Clínica Piconi, que ganhou a licitação”, explicou Paula Faciulli, responsável pela Zoonoses.

“Mas felizmente ainda temos vagas disponíveis, então pedimos que os tutores inscrevam seus cães e gatos no Programa, que é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos bichinhos e também evitar abandono e maus-tratos”, reforçou a médica veterinária.

O Programa Municipal de Castração é voltado para cães e gatos de famílias vulneráveis de Nova Odessa e tutores voluntários da causa animal na cidade. Iniciado em 2021 pela atual gestão municipal, o Programa alcançou neste ano a marca de 3.145 pets operados desde então.

Entre 2021 e 2022, as duas primeiras edições promoveram a castração e microchipagem gratuitas de 1.900 pets de famílias vulneráveis da cidade, bem como de animais comunitários sob cuidados de voluntários da causa animal. Ano passado, foram atendidos mais 500 animais, e neste ano, foram realizadas mais 745 cirurgias gratuitas até o momento – incluindo a utilização de um “Castramóvel”.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Programa de Castração da Prefeitura podem ser feitas nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e 13h às 15h30, exclusivamente na Central de Atendimentos do Paço Municipal – que fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro.

Só podem se beneficiar do Programa de Castração proprietários de cães e gatos que morem em Nova Odessa e que sejam de famílias de baixa renda. São operados, preferencialmente, os animais SRD (Sem Raça Definida). Também são beneficiados tutores voluntários, que cuidam de animais abandonados e recolhidos nas ruas.

A Prefeitura vem desde 2021 reforçando a importância da castração e da microchipagem como formas de evitar o abandono e os maus-tratos, pois evita as crias indesejadas – que muitas vezes acabam em caixas de papelão em áreas verdes e estradas rurais.

Quem se inscrever no Programa Municipal de Castração deve ficar atento ao telefone e aguardar a ligação da equipe do Setor de Zoonoses da Prefeitura. Isto porque, como em todas as etapas anteriores, não haverá atendimentos “de portas abertas”, ou seja, não agendados: só será convocado quem se inscrever previamente.

BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO

  • Redução dos passeios externos e problemas associados a esta prática, como o desenvolvimento de doenças infecciosas contraídas nas ruas, traumas e atropelamentos, intoxicações e maus tratos;
  • Redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a raiva e a leishmaniose;
  • Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas.
  • Redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas como neoplasias e piometra (infecção no útero).
  • Prevenção de doenças como pseudociese (gravidez psicológica), hipertrofia mamária felina e estro persistente (cio);
  • Prevenção de distúrbios testiculares em machos (neoplasias, orquites (inflamação do testículo), epididimites (inflamação do epidídimo), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica (inflamação da próstata), adenoma e hérnia perineal;
  • Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia;
  • Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também