sexta-feira, 1 agosto 2025
FORMAÇÃO ESTRATÉGICA

Cosmópolis forma novos guardas municipais para reforçar a segurança nas ruas

Treinamento com mais de mil horas inclui aulas teóricas, estágio prático e simulações em áreas de risco
Por
Thayla Nogueira

Cosmópolis está em processo de formação de 35 novos guardas municipais que, em breve, reforçarão o patrulhamento preventivo nas ruas do município. A capacitação é realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e inclui um curso completo com mais de mil horas de atividades teóricas e práticas — carga horária superior à exigida nacionalmente.

Segundo a secretária de Segurança Pública, Lilian Alves, 32 novos agentes foram contratados pela Prefeitura, por iniciativa do prefeito Júnior Felisbino. Além deles, um guarda já efetivo que não possuía formação completa e dois servidores da cidade de Estiva Gerbi também participam da capacitação em convênio com Cosmópolis.

“Eles terminaram a parte teórica e agora estão no estágio supervisionado. Em novembro, eles estarão aptos para atuar plenamente nas ruas, e teremos a formatura oficial da turma”, explica Lilian. Com a incorporação dos novos agentes, a Guarda Municipal de Cosmópolis passará a contar com mais de 110 membros ativos.

A formação também inclui treinamentos em áreas consideradas de risco. Foto: Divulgação

Treinamento vai além do básico exigido

Durante o estágio prático, os alunos atuam com supervisão em locais como escolas, unidades de saúde, prédios públicos e nas ruas, sempre acompanhados por guardas experientes. De acordo com o instrutor e subinspetor Irineu Barbosa, o objetivo é garantir a integração entre o conhecimento técnico e a vivência do dia a dia da segurança pública.

“O curso vai superar mil horas no total. Isso eleva a qualidade dos profissionais e nos permite oferecer uma resposta mais eficiente às demandas da população”, afirma Irineu.

A formação também inclui treinamentos em áreas consideradas de risco. O instrutor Fábio Louro destaca que os recrutas receberam orientação específica para atuação em comunidades, com foco em abordagem segura, respeito à população e técnicas de patrulhamento tático. “É um curso com 11 meses de duração, muito mais completo que os anteriores, que duravam quatro meses. Estamos formando agentes mais preparados, com conhecimento aprofundado”, explica.

Além do conteúdo pedagógico, a ampliação da carga horária é uma resposta direta ao reconhecimento recente, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), das guardas municipais como órgãos de segurança pública. A meta, segundo os instrutores, é garantir uma formação sólida e eficiente, capaz de oferecer mais proteção à população cosmopolense.

A formatura da nova turma está prevista para o mês de novembro. Até lá, os agentes seguem em estágio supervisionado, já contribuindo para o reforço no policiamento preventivo na cidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também