segunda-feira, 21 julho 2025
EDUCAÇÃO

Cosmópolis supera meta nacional de alfabetização infantil

Município atinge 59,6% de crianças alfabetizadas em 2024 e projeta avanços ainda maiores para este ano
Por
Thayla Nogueira

Cosmópolis ultrapassou a meta de alfabetização estabelecida pelo Ministério da Educação para 2024, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município atingiu 59,6% de crianças da rede pública alfabetizadas, superando em mais de 3 pontos percentuais o índice estipulado para o ano, que era de 57,4%.

O número representa um avanço em relação a 2023, quando o índice local foi de 53%. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que, neste ano, o percentual de crianças alfabetizadas chegue a 61,79%.

O município também ampliou o número de escolas com turmas em tempo integral, inclusive na zona rural. Foto: Divulgação

Critérios

Segundo os critérios do Inep, são consideradas alfabetizadas as crianças que conseguem ler pequenos textos, interpretar informações básicas e escrever textos simples, mesmo com eventuais erros ortográficos. A avaliação também considera a capacidade de compreender elementos visuais, como tirinhas e histórias em quadrinhos.

A secretária municipal de Educação, Isabel Cristina, destaca que os bons resultados são fruto de parcerias e investimentos locais em formação docente e ampliação do ensino em tempo integral. “Nós temos parcerias com o governo federal e estadual, como o programa Alfabetiza Juntos e o Criança Alfabetizada, que trazem formação para os professores, avaliações e acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem das crianças”, explicou.

Educação para todos

Além dos programas, o município também ampliou o número de escolas com turmas em tempo integral, inclusive na zona rural. “No ano passado, duas escolas tinham turmas em tempo integral. Neste ano, mais duas unidades da área rural passaram a funcionar nesse modelo”, ressaltou Isabel.

Outras ações incluem a oferta de complementação pedagógica no contraturno escolar para alunos com dificuldades específicas e projetos em parceria com o Sesi. “Esses alunos frequentam aulas com professores alfabetizadores, e os projetos escolares ajudam a sanar dificuldades”, afirmou a secretária.

Sobre a importância de superar a meta, Isabel é categórica. “Quando você supera metas, você está garantindo o direito da criança à aprendizagem. Isso mostra que o município está no caminho certo”, disse.
Ela também fez questão de reconhecer o papel dos profissionais da rede. “Não adianta termos bons programas se não tivermos bons professores. Cosmópolis tem esse privilégio”.

Estado vai bem

O estado de São Paulo também superou a meta nacional de alfabetização: saltou de 51,91% em 2023 para 58,13% em 2024, ultrapassando os 56,6% estipulados para este ano.

Cosmópolis segue entre os municípios que se destacam nos indicadores educacionais e, segundo a secretária, o objetivo é continuar avançando. Nós ultrapassamos a meta, sim, mas queremos sempre mais. Tivemos duas premiações importantes neste ano que mostram que estamos alfabetizando na idade certa. O que queremos é cumprir o nosso papel e oferecer educação de qualidade às crianças do município”, finaliza.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também