No mês de setembro, as nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Nova Odessa, as doutoras na área Juliana Pissaia Savitsky e Reginalda Aparecida Ferraz e a convidada doutora em Nutrição Ana Paula Fioretti, ministraram um curso de capacitação sobre “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Higiene de Utensílios e Equipamentos”, para a nova equipe de cozinheira terceirizadas da Rede Municipal de Educação.
As profissionais já tinham feito capacitações individuais e nas cozinhas, porém realizaram mais essa capacitação em conjunto.
Em média de 50 profissionais contratadas pela empresa OBRA Mix participaram e a equipe está sob supervisão de Vera de Lima, que presta serviços de mão de obra nas cozinhas para o Município de Nova Odessa.
Os assuntos abordados na capacitação foram orientações essenciais e cuidados que devem ter ao preparar os alimentos das crianças das creches, especialmente com os alunos que tem necessidades nutricionais especiais como intolerância à lactose, celíacos, entre outras situações comuns no dia a dia do Setor de Merenda.
Foram explicados a importância de seguir rigorosamente os cardápios, eles são diferentes porque cada fase a criança tem uma necessidade nutricional especial, que seguindo o cardápio não está somente atendendo a uma legislação federal ( 26 de 2020), mas também suprindo a demanda nutricional dos alunos que estão em fase de crescimento e desenvolvimento, foi explicado a importância dos grupos alimentares, o porquê desses alimentos específicos nos cardápios e porque precisam ser preparados dessa ou outra maneira.
No segundo momento da capacitação foram abordadas as boas práticas de higiene dos alimentos, utensílios e equipamentos. A importância do alimento preparado sempre fresquinho, por período, porque não reaproveitar alimentos, porque não pode guardar alimentos, preparar com muita antecedência, que essa é uma questão de segurança alimentar. A importância de monitorar o controle de tempo e temperatura dos alimentos, realizar amostragem de tudo que fazem, monitorar temperaturas dos equipamentos.
A capacitação foi elaborada após aproximadamente 30 dias acompanhando as profissionais nas cozinhas e realizando apontamento de cada detalhe que deveria ser trabalhado, por essa razão as profissionais demonstraram muito interesse e satisfação em participar.