quinta-feira, 25 abril 2024

CPFL conclui coleta de dados no Salto Grande

A CPFL Renováveis concluiu a coleta de dados para o estudo sobre o ciclo de vida das macrófitas na Represa de Salto Grande, em Americana.

A pesquisa, chamada de “Plano de Manejo de Plantas Aquáticas”, teve início em janeiro de 2018, quando foi suspensa a remoção mecânica das plantas aquáticas, conhecidas como aguapés.

O plano servirá de base para novas ações para reduzir a presença das macrófitas na represa, além da remoção mecânica, retomada pela empresa em novembro do ano passado.

Os aguapés ocupam 275 dos 1.200 hectares da barragem.

A falta de tratamento dos esgotos nos rios que desaguam no reservatório é a principal causa da proliferação das plantas em Americana.

As estatísticas levantadas pelo pesquisador e agrônomo Robinson Pitelli, professor pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e especialista nas plantas, estão sendo consolidadas e, após a conclusão desta etapa, o estudo será apresentado aos órgãos administrativos competentes.

O professor foi contratado pela CPFL para conduzir o estudo, no prazo de um ano.

Em 1º de março, Americana deve receber autoridades, grupos e organizações da região ligados à Represa Salto Grande em reunião com o objetivo de alinhar propostas conjuntas para a recuperação e revitalização do espaço.

Os convites foram feitos aos prefeitos e responsáveis pela área de meio ambiente dos municípios da região.

Representantes do Ministério Público, da CPFL Renováveis, Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), também foram convidados.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também