sexta-feira, 19 abril 2024

CPFL investe R$ 1,1 mi para reduzir consumo na Unasp

A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende a 4,3 milhões de clientes em 234 cidades no interior paulista, investiu R$ 1,1 milhão na modernização do sistema de iluminação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em Hortolândia.

A empresa prevê a substituição de 3.571 lâmpadas fluorescentes tubulares e reatores por sistemas a LED, mais econômicos e eficientes.

Atualmente, o campus tem um consumo médio de 2.186,83 MWh/ano. Desse volume, o antigo sistema de iluminação consumia 1.081,73 MWh/ano, ou seja, 49% de toda a energia demandada.

A expectativa é que o projeto, financiado com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), diminua o consumo de energia em 670,90 MWh/ano da Unasp.

Com isso, a previsão é de uma redução de 30% no valor da conta do campus. O volume de energia a ser economia seria suficiente para abastecer em torno de 275 famílias com um consumo mensal de 200 kWh por um ano.

“Este tipo de obra no sistema de iluminação possibilita ao Centro Universitário uma redução nos gastos com a conta de energia, bem como na reposição de lâmpadas queimadas, já que o modelo LED possui vida útil cinco vezes maior que a da tecnologia atual”, explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

Além de contribuir com a sustentabilidade financeira da universidade ao reduzir o valor da conta de luz, o projeto também contribui para o meio ambiente ao evitar a emissão de 54,92 toneladas de gás carbônico (CO²), o equivalente ao plantio de 330 novas árvores.

O Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp, é mantido pelo Instituto Adventista de Ensino. Atualmente, a instituição conta com quatro campi e soma mais de 17 mil alunos e 207 professores.

Somente em Hortolândia, a instituição conta com 5.062 alunos e 613 funcionários.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também