sexta-feira, 26 abril 2024

CPFL vai investir R$ 4,3 milhões em usina solar em Americana

A cidade de Americana será sede de uma nova usina solar fotovoltaica, a ser construída a partir de julho deste ano pelo grupo CPFL Energia. Com investimentos estimados em R$ 4,6 milhões, o projeto prevê a instalação de um sistema de painéis solares com 3.320 módulos e potência de 1.12 MW (MegaWatts), capaz de gerar 1.771 MWh de energia por ano – volume suficiente para abastecer 738 residências com consumo médio de 200KWh/mês durante o período.

A usina – cuja potência prevista é praticamente a mesma de uma que a empresa já tem instalada em Campinas – será implantada em uma área na Avenida São Jerônimo, no bairro de mesmo nome, com previsão de entrega para dezembro deste ano.

O anúncio do empreendimento energético foi feito ontem pela prefeitura. Na última segunda-feira, o prefeito Omar Najar (MDB) e o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, entregaram à CPFL Soluções – empresa da CPFL Energia – a licença prévia e de instalação para a construção da “Usina Solar Fotovoltaica América” na cidade.

O encontro contou com a presença do diretor Comercial de Soluções Energéticas da CPFL Soluções, Flávio de Souza; do diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol; e do coordenador de Relações Institucionais do grupo CPFL, Sebastião Arcanjo.

“A energia solar vem crescendo no País. Com o desenvolvimento da tecnologia, as usina fotovoltaicas se tornaram competitivas e colaboram para uma matriz energética mais limpa e sustentável”, disse Flávio de Souza, diretor Comercial de Soluções Energéticas da CPFL Soluções.

A iniciativa pode reduzir em até 95% o valor da conta de consumo de energia dos clientes que estiverem conectados a esse tipo de geração.

A energia gerada pela usina contribuirá para evitar a emissão de 131 toneladas de CO2 (dióxido de carbono), o que equivale ao plantio de aproximadamente 900 árvores.

O prefeito destacou o potencial da nova estrutura. “Para Americana será de uma importância muito grande para a cidade termos uma estrutura como esta”, disse Omar.

“É uma nova opção para a sociedade, sobretudo para os empresários, que poderão sentir o impacto de economia causado. Com certeza, é mais um ponto positivo para o desenvolvimento de Americana”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias.

A direção da empresa enalteceu o empenho da Secretaria de Meio Ambiente e a conclusão rápida do licenciamento. “Quero parabenizar o prefeito e a equipe da secretaria, que concluiu os trâmites burocráticos antes de encerrar nosso prazo. Recebemos a aprovação em tempo recorde e estamos muito contentes por mais essa parceria”, disse o diretor Rodolfo Sirol.

O coordenador de Relações Institucionais do grupo CPFL, Sebastião Arcanjo, também enalteceu a disponibilidade da prefeitura e informou que pretende apresentar o novo projeto aos comerciantes da cidade.

A CPFL Soluções desenvolve energia elétrica de acordo com o perfil de consumo e necessidades do comércio, buscando otimizar o jeito que a energia é consumida, viabilizada, comercializada ou gerada.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também