Conselho de Engenharia anuncia que força-tarefa vai percorrer 18 municípios entre amanhã e sexta
Estão previstas 608 diligências em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências das regiões, sendo 448 nos arredores de Campinas e 160 em Americana e cidades próximas, como Paulínia, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, entre outras.
Nesta ação, 19 agentes fiscais atuarão em postos de combustíveis, produção de mudas e sementes, prefeituras (responsáveis por podas de árvore e iluminação pública) e empresas sem registro ou responsável técnico.
Na última ação de fiscalização na região, em outubro de 2021, o Crea-SP vistoriou 127 obras e empreendimentos. Desse total, entraram em apuração 14 irregularidades detectadas pelos agentes fiscais, como a ausência de profissional habilitado à frente das atividades técnicas e empresas sem registro no conselho.
Ainda segundo dados do conselho, a entidade encerrou o ano passado com 292 mil ações de fiscalização, superando em mais de 45% a meta estabelecida. Foi um recorde histórico. Em 2022, o objetivo é chegar a 400 mil ações fiscalizatórias.
“O ano passado foi intenso e enriquecedor para a história do Conselho. Atingimos ótimos resultados com as ações de fiscalização e conseguimos desenvolver projetos importantes para o aprimoramento dos municípios”, afirma o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese. “Em 2022 seguimos com garra, foco e o objetivo de melhorar ainda mais esses resultados com ações que impactem positivamente toda a sociedade”, completa.
De 2015 a 2021,as fiscalizaçõesdo Crea-SPaumentaramcerca de 900%.Ocrescimentose deve ao uso das tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas, antes dos agentes fiscais irem a campo, e à adoção do modelo das forças-tarefas no estado.
Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da engenharia, agronomia e geociências.
O Crea-SP está presente nos 645 municípios do estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.