A D. Pedro I (SP 65), que faz a ligação entre Campinas e Jacareí com acesso pela SP-340, é considerada a melhor rodovia do país. A Rodovia dos Bandeirantes, que liga São Paulo a Cordeirópolis cortando toda a região, é a segunda melhor. A Via Anhanguera (SP-330), no trecho entre São Paulo e Cordeirópolis, é a oitava. É o que aponta a 23ª Pesquisa Rodoviária da CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgada ontem, em Brasília (DF).
O estudo, realizado ininterruptamente desde 2009, este ano avaliou 108 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais pavimentadas.
As equipes levaram em consideração três principais características da malha rodoviária: pavimento, sinalização e geometria da via, que foram avaliadas em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
Das 20 melhores ligações rodoviárias avaliadas na pesquisa, 17 cortam o Estado de São Paulo. Em comum, todas elas estão concedidas à iniciativa privada.
Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), desde o início do programa de concessões de rodovias, em 1998, as concessionárias investiram R$ 120 bilhões na manutenção e melhoria da malha.
CORREDOR D.PEDRO
Este ano é a primeira vez desde o início das pesquisas anuais que o Corredor Dom Pedro, administrado pelas concessionárias Rota das Bandeiras e Renovias, ocupa a liderança no ranking das melhores rodovias do país. Desde 2009, a primeira colocação havia ficado com a Bandeirantes em sete edições (2012 a 2018). A Via Anhanguera sempre esteve entre as 10 melhores do país.
Segundo Douglas Longhi, diretor-presidente da Rota das Bandeiras, o resultado reflete o investimento contínuo na rodovia. “Nos dois anos anteriores, a D. Pedro I havia ocupado a segunda posição e hoje é um orgulho muito grande vê-la como a melhor do Brasil, justamente em 2019, quando completamos dez anos de concessão”, afirma.
Desde 2009, ano em que teve início a concessão do Corredor Dom Pedro, a Rota das Bandeiras informa ter investido mais de R$ 2,3 bilhões em obras de conservação e modernização das rodovias que formam o sistema. Na D. Pedro I, a principal intervenção é a implantação das novas marginais no trecho de Campinas, o mais movimentado de todo o corredor, que recebe a passagem de 125 mil veículos diariamente.
Já o Sistema Anhanguera-Bandeirantes é administrado desde 1998 pela CCR AutoBAn.
Neste período, a concessionária afirma já ter investido R$ 8,2 bilhões (até julho de 2019) em obras e melhorias nos 160 quilômetros de estrada.
OS 10 MELHORES TRECHOS
1º – Ligação Campinas – Jacareí
SP-065 – Rod. D. Pedro I e SP-340 – Rod. Gov. Adhemar de Barros
2° – Ligação São Paulo – Limeira
SP-310 / SP-348 – Rod. dos Bandeirantes
3º – Ligação São Paulo – Taubaté
SP-070 – Sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto
4º – Ligação Bauru – Itirapina
SP-225 – Rod. Comte. João de Barros e Rod. Eng. Paulo N. Romano
5°- Ligação São Paulo – Itaí – Espirito Santo do Turvo
SP-280/SP-255 – Rod. Castello Branco e Rod. João Melão
6º – Ligação Campo Coxo – Eleutério
SP-191/SP-352 Rod. Wilson Finardi e Rod. Com. Virgolino Oliveira
7º – Ligação Piracicaba – Mogi Mirim
SP-147 – Rod. Engenheiro João Tosello
8º – Ligação São Paulo – Uberaba
SP-330 – Rod. Anhanguera
9º – Ligação Barretos – Bueno de Andrade
SP-326 – Rod. Brigadeiro Faria Lima
10° – Ligação Rio de Janeiro (RJ) – São Paulo
BR 116; Rodovia federal
Fonte: Pesquisa Rodoviária da CNT (Confederação Nacional do Transporte) 2019