O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta segunda-feira (25) o Projeto Gota d´Água, ação realizada em parceria com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ, com o objetivo de promover ações educacionais relacionadas ao Meio Ambiente.
Na cidade, o projeto dará continuidade ao trabalho bem sucedido de 2018, que teve como foco a conscientização das crianças sobre a importância das nascentes e das matas ciliares.
O projeto será realizado semanalmente no Museu da Água, até novembro, sempre com alunos do 1º ano do ensino fundamental.
Em 2018, o projeto recebeu quase 2 mil alunos de escolas de Santa Bárbara. Mais de 1.800 mudas de árvores prosperaram tendo nascido dessa prática educacional.
Na edição 2019, o cronograma de atividades teve início com a recepção dos estudantes da Emefei “Antonia Fagnoli Furlan” e Emefei “Profª Purificacion S. Fonseca – Dona Pura”.
Alunos de escolas municipais participam de dinâmicas durante o projeto. Foto: Divulgação
Os alunos participaram de palestras e receberam orientações dos profissionais técnicos sobre o plantio de espécies nativas, além de terem participado de dinâmicas.
Durante a execução dos trabalhos, os alunos recebem uma semente cada e, após orientações, realizam o plantio das sementes em tubetes que posteriormente são encaminhados para o Viveiro Municipal, local em que recebem condições adequadas ao seu desenvolvimento, até que cresçam e se tornem mudas aptas para a realização de plantios nas matas ciliares das represas da cidade.
CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO
O Projeto Gota d’Água leva aos alunos informações sobre as represas de Santa Bárbara e todo o sistema de abastecimento do município.
A cidade dispõe das represas Areia Branca, de Cillo e São Luiz, além de estações de captação de água bruta, como a Represinha Santa Alice e o Parque Araçariguama.
Juntos, esses corpos hídricos somam mais de 10 bilhões de litros de água.
A conscientização tem exatamente esse objetivo: preservar as matas ciliares e ensinar as crianças para que criem o hábito de boas práticas, ajudando a preservar o Meio Ambiente e a qualidade da água barbarense.