quinta-feira, 6 novembro 2025
NOVAS AÇÕES

DAE lança plano de R$ 30 milhões que promete ampliar produção e reduzir perdas de água em Americana

Programa “DAE em Ação pela Água” prevê obras na ETA, melhorias no tratamento de esgoto e ações para enfrentar a crise hídrica
Por
João Victor Viana

O Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) lançou nesta quinta-feira (6) o programa “DAE em Ação pela Água – Tecnologia e eficiência no saneamento de Americana”, que estabelece um plano de investimentos de cerca de R$ 30 milhões voltado à ampliação da produção de água, redução de perdas e modernização do sistema de esgoto.

O plano foi apresentado pelo superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, em coletiva de imprensa que contou com a presença do prefeito Chico Sardelli (PL), do vice-prefeito Odir Demarchi (PSD), além de vereadores e secretários municipais.

Prefeito de Americana, Chico Sardelli. Foto: Prefeitura de Americana

Investimentos e metas até 2026
De acordo com o prefeito, os recursos virão prioritariamente do DAE, com possibilidade de complementação pela Prefeitura e de uso de emendas parlamentares.

Segundo o superintendente, o objetivo é combinar engenharia, tecnologia e gestão para resultados práticos. “O ‘DAE em Ação pela Água’ combina engenharia, tecnologia e gestão para ampliar a capacidade produtiva, reduzir perdas e qualificar o saneamento na cidade. Estamos trabalhando com metas claras e prazos definidos”, afirmou Fábio Renato.

As ações estão previstas para ocorrer entre 2025 e 2026, com foco em aumentar a capacidade de produção de água tratada em 215 litros por segundo e reduzir as perdas em 188 litros por segundo. A intenção é que Americana tenha maior segurança no abastecimento durante períodos de estiagem.

Principais ações do plano – Abastecimento

  • Operação ETA eficiente: aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) com nova unidade modular e modernização das instalações existentes, incluindo troca de filtros e válvulas.
  • Operação perda mínima: ampliação das equipes e implantação de serviço especializado para pesquisa e reparo rápido de vazamentos.
  • Pressão sob controle: instalação de válvulas redutoras de pressão para minimizar rompimentos e otimizar a distribuição.
  • Olhos na rede: reforço do sistema de telemetria com instalação de macromedidores de vazão nas saídas dos reservatórios para identificar vazamentos com mais agilidade.
  • Campanhas de conscientização: incentivo ao uso racional da água e ao registro de vazamentos nos canais oficiais do DAE.
Superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira. Foto: Prefeitura de Americana

Melhorias no tratamento de esgoto

  • Reforço do sistema de coleta para a ETE Carioba.
  • Modernização da elevatória final da ETE Balsa.
  • Reforma e ampliação dos laboratórios das ETEs.
  • Substituição das bombas das elevatórias do município.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também