Inaugurado em junho deste ano, o sistema de barramento de alçamento no Rio Piracicaba, em Carioba, evitou um colapso no abastecimento de água de Americana nas últimas semanas, de acordo com o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos Zappia, por conta da estiagem severa dos últimos meses na região.
Conforme mostrou o TODODIA essa semana, a região toda se prepara para enfrentar uma crise hídrica semelhante à vista entre 2013 e 2015, considerada a pior em um século. De acordo com informações do Consórcio PCJ (Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o volume de chuvas ficou 25% abaixo da série histórica em outubro, o maior percentual dos últimos três anos – em 2019 o volume ficou 12% abaixo do esperado e, em 2018, 20%.
Isso tem feito o nível do Rio Piracicaba ficar abaixo do normal, dificultando a captação de água. É aí que o barramento entregue esse ano entra, segundo Zappia.
“Poderíamos ter tido um colapso nos últimos dias, em função da baixa vazão e da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba. Se não tivesse o barramento, não teríamos água. Não teria como captar água porque o nível está muito baixo”, explicou.
O barramento nada mais é que uma espécie de represa. Foram instaladas barreiras no fundo do rio nas proximidades da captação, que fazem com que o nível do rio se eleve nesse ponto, facilitando a captação de água no local. A obra levou 12 meses para ficar pronta, com investimento de R$ 17 milhões, e era um sonho antigo da autarquia: desde 2001 se falava nessa instalação.
NOVA CAPTAÇÃO
A situação deve melhorar com a inauguração da nova captação, obra que está em fase final, a cerca de 200 metros da captação atual. De acordo com Zappia, ela deve ser entregue na primeira quinzena de dezembro.
“A parte estrutural está praticamente pronta, agora são detalhes técnicos, inclusive ela vai ser toda automatizada. É a primeira vez que vamos ter uma unidade com automação”, afirmou. A captação atual receberá melhorias após a inauguração da nova a fim de servir como reserva em caso de problemas com a nova.