Cerca de 150 pessoas participaram na quinta-feira (25) à noite, em Sumaré, de um debate sobre a Reforma Tributária com o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL). O encontro aconteceu no Anfiteatro Dirce Dalben, no Centro Administrativo de Nova Veneza, e foi aberto ao público em geral.
Iniciativa da prefeitura
O evento foi organizado pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia, e contou também com as presenças dos secretários de Tecnologia, Tiago Agostinho, e de Finanças, Ademir Teruel, entre outros.
Com a aprovação da Reforma e sua entrada gradual em vigência já a partir de 2026, o objetivo do debate foi conscientizar a comunidade sobre as mudanças práticas que a nova legislação vai trazer.
Na palestra inicial, Luiz Philippe detalhou os impactos que a Reforma Tributária gerará na vida de todos, desde o consumidor final até as empresas, e as consequências diretas nas contas públicas municipais.
“A Reforma Tributária vai impactar todo cidadão, todo município, todo estado. Porque é uma remoção de renda, uma remoção de oportunidades e de poupança da população e transferindo lá para Brasília. E não é o melhor ambiente você transferir renda da população para Brasília. (A renda) tem que fica com a população”, acredita o deputado federal.

Freio e revisão a partir de 2027?
O parlamentar defende ainda que a Reforma Tributária já aprovada seja “freada” e revista pela próxima formação do Congresso Nacional, a partir de 2027.
“Então temos que frear a implementação dessa Reforma Tributária, e no próximo mandato, de 2026 em diante, a gente começar a rever tudo que foi decidido de ruim na questão tributária. É fundamental para todos os deputados, senadores, governadores, presidente da República frearem essa Reforma e rediscutir, para não implementar uma coisa muito pior do que o que já tínhamos”, acrescentou o parlamentar.
Secretário de Tecnologia do município, Tiago Agostinho também falou aos presentes sobre o tema.
“A Reforma Tributária é um tema que corre no âmbito federal, mas aqui no Estado de São Paulo a gente tem uma preocupação muito grande porque afeta principalmente os pequenos e médios municípios”, apontou.

“Debate político para diminuir impactos”
Para o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança, “mesmo com a Reforma Tributária já aprovada, é importante manter o debate político”.
Isto porque, em sua visão, ainda seria possível diminuir o que ele classificou como “impactos negativos”, ou até mesmo reverter a mudança em nível federal.
“Esse encontro em Sumaré foi fundamental para desmistificarmos a nova lei e explicarmos, de forma clara, como as mudanças na arrecadação e nas alíquotas afetarão o dia a dia das famílias e a gestão das empresas. É nosso dever garantir que a população compreenda os impactos para se preparar para este novo ciclo econômico”, finalizou o deputado federal.
Conheça o parlamentar federal
Cientista político, empresário e ativista e político, Luiz Philippe de Orleans e Bragança é descendente da família imperial brasileira. Atua no seu segundo mandato como Deputado Federal por São Paulo. É autor do livro “Por que o Brasil é um País Atrasado?”, com mais de 100 mil exemplares vendidos.