
A Defesa Civil interditou nesta quarta-feira (24) três setores do Hospital Psiquiátrico Seara, no Jardim Brasil, em Americana, devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas e pelo vendaval registrado na tarde de segunda-feira (15). Estão interditados a sala de eventos, parte da cozinha e o refeitório, segundo informou o órgão.
“Interditamos por entender que cuidar de pessoas mais debilitadas, que precisam de atenção maior, é arriscado naquele espaço. O teto pode realmente cair, principalmente na área de eventos, que também é usada como refeitório”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil de Americana João Miletta.
Danos no hospital
Durante o temporal, o vento arrancou grande parte do telhado do hospital e uma viga chegou a perfurar o teto da cozinha. A unidade, mantida pelo Instituto Fraternal Terapêutico Olguinha, teve os atendimentos suspensos por pelo menos duas semanas.
“Já foi informado a todos para não permitir a entrada nesses locais. Se vier uma ventania forte, pode derrubar o teto e acontecer o pior”, completou Miletta.
O hospital depende de recursos pessoais dos dirigentes e da ajuda mensal de dois médicos voluntários. Apesar da mobilização de voluntários para limpeza e reparos, o retorno das atividades ainda não tem data definida e dependerá de apoio da comunidade e de órgãos públicos.
A Defesa Civil informou que seguirá acompanhando as reformas e fez um apelo: “A gente conhece a batalha deles. Esse é um hospital filantrópico. Quem puder ajudar, eu gostaria que ajudasse mesmo.”

A força do vento
Segundo Mileta, o vendaval chegou a quase 90 km/h. “Esse é o pior vento que tem. Quando ele se canaliza em um setor, vai derrubando tudo”, explicou. Ele acrescentou que a Defesa Civil estadual pretende emitir alertas com mais antecedência.
“Evitem ficar embaixo de estruturas frágeis, porque esse tipo de ventania tem acontecido cada vez mais forte, estamos batalhando e correndo por toda a cidade. Só peço que a população tenha um pouco de calma.” afirma diretor.