quarta-feira, 3 julho 2024
CUIDANDO DOS PETS

Departamento Municipal de Bem-Estar Animal de Nova Odessa será inaugurado nesta sexta-feira

O novo Bem-Estar Animal será operacionalizado por uma equipe especializada, e conta com mais de 500 metros quadrados de área construída
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (28) o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) vai inaugurar o novo DBEA (Departamento Municipal de Bem-Estar Animal), às 09h, na Avenida Brasil. O prédio foi construído a título de contrapartida ao Município pela Apuamã Empreendimentos e Participações Ltda. Faz parte de uma ação da atual gestão na “causa animal”, assim como o Programa de Castração e Microchipagem e o apoio à recente inauguração da “embaixada” do Projeto “Cadeia Para Maus-Tratos” em Nova Odessa.

O novo Bem-Estar Animal será operacionalizado por uma equipe especializada, e conta com mais de 500 metros quadrados de área construída, em um investimento estimado em cerca de R$1,2 milhão.

“Sabemos que os pets fazem parte das famílias, e que muitos animaizinhos ficam doentes e às vezes as pessoas não têm condições de levar no veterinário. Então teremos aqui o Bem-Estar Animal, onde teremos castração, atendimento veterinário, tudo de graça para a população carente de Nova Odessa. Vamos dar os primeiros atendimentos para os nossos amigos de quatro patas. Uma coisa que vamos focar muito são as castrações, diminuindo assim os casos de maus-tratos e abandono de crias indesejadas”, apontou recentemente o prefeito Leitinho.

Para o vice-prefeito Mineirinho, “ver essa obra praticamente finalizada é motivo de muito orgulho para nossa gestão”. “Quero parabenizar o empreendimento e a todos os envolvidos, pois este é um sonho do Leitinho e de todos que amam os animais, de termos um espaço público para cuidarmos de todos os animais daqueles que não têm condições de pagar um veterinário particular”, afirmou.

O Departamento de Bem-Estar Animal de Nova Odessa será um ambulatório veterinário para pets de famílias de baixa renda da cidade que estão cadastradas nos programas sociais oficiais, assim como para casos de emergência envolvendo animais comunitários acidentados em vias públicas ou bichos silvestres resgatados ou capturados pelas polícias ambientais.

Segundo a médica veterinária Paula Faciulli, o foco inicial do Departamento de Bem-Estar Animal de Nova Odessa será atender animais provenientes de famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com consultórios particulares, além de dar continuidade do Programa Municipal de Castração e Microchipagem, que visa diminuir o número de animais abandonados na cidade.

“Além das castrações, o Bem-Estar Animal trabalhará com consultas e cirurgias em geral, além de exames laboratoriais e procedimentos ambulatoriais em cães e gatos de famílias em situação vulnerável. Assim que o espaço for aberto, os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Divulgaremos mais informações sobre o sistema de atendimento já em julho”, completou.

O Departamento de Bem-Estar Animal possui um amplo estacionamento, recepção, consultórios, centro cirúrgico, pós-operatório e ambulatório e foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura de Nova Odessa, com apoio da equipe do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também