terça-feira, 16 dezembro 2025
PREOCUPAÇÃO

Depósito de calçados desativado na Rua 30 de Julho, em Americana, será demolido

Imóvel localizado na esquina das ruas 30 de Julho e Dr. Cândido Cruz apresenta rachaduras e afundamento do solo
Por
João Victor Viana

Um galpão desativado localizado na esquina das ruas 30 de Julho e Dr. Cândido Cruz, no Centro de Americana, será demolido após ser interditado por risco de queda. O imóvel, que já funcionou como depósito de calçados, apresenta condições estruturais precárias.

A interdição foi realizada pela Defesa Civil de Americana no domingo (14), após solicitação feita pelo próprio gerente do prédio. Durante a vistoria, foi constatado que a edificaçãogua mais crítica está na parede lateral voltada para a Rua 30 de Julho.

Segundo o laudo técnico, a estrutura apresenta uma rachadura que se estende de cima a baixo, além de afundamento do solo na parte frontal do galpão. As causas exatas dos danos ainda não foram confirmadas, mas a suspeita é de que infiltrações ou acúmulo de água ao longo do tempo tenham provocado a deterioração.

Imóvel no Centro foi interditado pela Defesa Civil após apresentar risco de queda; demolição está prevista para esta quarta-feira (17). Foto: Ana Machado/TV TODODIA

Estrutura antiga e risco elevado
O prédio tem entre 60 e 70 anos de existência. Diante do estado avançado de comprometimento estrutural, a Defesa Civil avaliou que não há alternativa viável além da demolição. “Não tem outro caminho. Está correndo perigo e, de repente acontece alguma coisa, fica pior”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, João Miletta.

Demolição prevista para quarta-feira
A previsão é de que a demolição seja realizada nesta quarta-feira (17), para eliminar o risco de desabamento. Durante a operação, será necessária a interdição temporária de um trecho entre as ruas 30 de Julho e Dr. Cândido Cruz para permitir o trabalho das máquinas e garantir a segurança de pedestres e motoristas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também