O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) disse, em entrevista exclusiva à Rede TODODIA, que segundo turno nas Eleições 2024 em Sumaré será uma oportunidade aos candidatos para debaterem melhor os projetos e ‘fortalece a democracia’.
“Isso mostra o potencial da cidade e também fortalece a democracia na parte eleitoral porque com dois turnos você tem mais oportunidade de debater as ideias. No primeiro turno, sempre tem várias candidaturas e o tempo é pouco para discutir. No segundo turno, prevalece os dois primeiros colocados e tem oportunidade daquele projeto a população ter mais acesso”, comentou o deputado.
Cidades com mais de 200 mil eleitores pode ter o segundo turno, caso nenhum dos candidatos alcance mais de 50% dos votos válidos. Não são levados em consideração os votos em branco e nulos.
O TODODIA apurou no Cartório Eleitoral de Sumaré que, até esta terça-feira (18), a cidade estava com 200.085 eleitores aptos a votarem, sendo 123.988 eleitores na Zona 362 e 76.097 na Zona 230.
Caso ocorra o segundo turno, será a primeira vez na história do município. O atual prefeito de Sumaré Luiz Dalben (Cidadania) não pode ser reeleito porque já está em seu segundo mandato como chefe do Executivo.