domingo, 7 setembro 2025
MAIS DE 30 MIL PESSOAS

Desfile de 7 de setembro em Campinas reúne público recorde na av. Francisco Glicério

Evento cívico-militar teve mais de 6 mil participantes e atraiu 30 mil pessoas ao Centro da cidade
Por
Guilherme Pierangeli

O desfile cívico-militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil reuniu mais de 30 mil pessoas neste domingo (7), na Avenida Francisco Glicério, em Campinas. A solenidade começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Campinas, acompanhado pela execução do Hino Nacional pela banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). A concentração ocorreu no Largo do Pará, e a dispersão se deu na Rua Delfino Cintra.

Público recorde
O evento contou com a participação de cerca de 6 mil integrantes de diferentes corporações, instituições de ensino e entidades civis, registrando o maior público da história do desfile na cidade, segundo a prefeitura.

“Uma festa maravilhosa, e nós estamos avaliando que este foi o desfile, está sendo o desfile com o maior número de participantes, mais de 6 mil integrantes participando. E, no público, o público estimado é de aproximadamente mais de 30 mil pessoas. Então, tudo isso mostra que a população de Campinas gosta muito de comemorar o 7 de Setembro, o amor à pátria, o país em que vive. São 203 anos de independência — parece muito, mas, olhando numa perspectiva histórica, o Brasil é um país novo. Então isso mostra que o país, com todas as dificuldades, com todos os problemas que nós temos, vem avançando como um país jovem, mas que está se despontando no cenário mundial”, disse o prefeito de Campinas, Dário Saadi.

Exército abriu o desfile em Campinas. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Exército
Um dos destaques da cerimônia foi o desfile de tropas do Exército Brasileiro, com apresentação de blindados e equipamentos, além da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e outras corporações de segurança.

“O Exército é uma instituição de Estado que representa muito o país, esteve sempre ligado à história do país em todos os momentos. Então hoje é um dia de comemorar, e a gente, vindo para a rua, se aproxima da população. E a gente vê o civismo e o patriotismo, e tenta também estimular isso na nossa população”, comentou o general da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército, General Budó.

Público lotou a av. Francisco Glicério, em Campinas. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Desfile para todos
Dezenas de milhares de pessoas compareceram na manhã de domingo à Avenida Francisco Glicério, que é o tradicional ponto do desfile cívico de 7 de Setembro em Campinas. E é um desfile que está cada vez mais democrático. “Tem de tudo. Aqui iniciou com o desfile militar, foi muito prestigiado pelo Exército. O Exército colocou aqui muitos veículos blindados novos e também da sociedade civil organizada. Então a adesão a este desfile foi maior do que o esperado, tanto que esse número de 6 mil pessoas desfilando nos surpreendeu”, comentou o prefeito.

Alegria das crianças
E teve de tudo mesmo. Foi possível ver até desfiles de personagens da Disney, como o Mickey e a Minnie, e também personagens da franquia Star Wars, como Darth Vader e os Stormtroopers. E com isso foi possível agradar vários públicos, mas principalmente as crianças, como Benício Marialva, que acompanhou o desfile pela primeira vez. “Nunca vim aqui, queria conhecer, estou achando legal”, disse Benício Marialva, que acompanhou o desfile pela primeira vez.

Personagens da franquia Star Wars foram representados no desfile. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

O motorista Nilton César levou os filhos Juan e Samuel para acompanhar o desfile. “Foi uma iniciativa da gente, porque é interessante, aliás, entender e compreender”, disse. Os filhos disseram ter gostado mais dos blindados do Exército e da academia de judô que participou do desfile.

Já a cabeleireira Jacineide Bernardino levou a filha de dois anos para ver o desfile pela primeira vez. “É uma cultura que a gente tem, de família, de estar prestigiando todo mundo nessa nova liberdade do nosso país.”

Filhos desfilam
Teve também quem foi até a Glicério para acompanhar o desfile do filho, como a costureira Cláudia Andrade. Ou para homenagear o filho que desfilou em anos anteriores, caso de Maria de Souza.

“A gente veio prestigiar o evento e, em especial, o meu filho, que está servindo o Exército este ano. [No desfile] Tem muitos projetos legais, projetos que a gente nunca tinha nem ouvido falar. Então é bom que tenham mais visibilidade, que a gente passe a conhecer. Teve projetos aqui que eu nem sabia que existiam. Fora o Exército, eu gostei das crianças da Apae, os escoteiros também são muito legais”, disse Cláudia.

“Hoje meu filho tem 21 anos, ele conseguiu ser soldado do Exército, foi honrado com a medalha de honra ao mérito e eu tive o prazer de vir aqui e ver ele desfilar como o primeiro da turma, puxando todo o pessoal. Então eu estou aqui para fazer uma homenagem a ele, e quero mandar pra ele tudo isso. Ele sempre veio comigo, desde pequenininho. E ele falava, quando passava, ele dizia: ‘Mãe, eu vou estar lá, um dia eu vou estar lá’. E hoje ele é soldado do Exército”, contou Maria.

Grupo de dança representou os costumes italianos. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Cultura de outros países
O desfile teve espaço também para outras culturas que ajudam a contar a história do nosso país, como a cultura chinesa, cuja presença vem crescendo no Brasil, e também a cultura italiana, já consolidada no país desde o final do século 19.

Essa apresentação foi coordenada pelos professores de dança Paulo e Vanessa Zanandré, que, pela primeira vez, participaram do desfile de 7 de Setembro.”A gente fica muito feliz de apresentar a dança para muitas pessoas e comemorar o dia de hoje. E a dança é tudo isso: a alegria, a comemoração, a união. E acho que foi muito bom. A Embaixada Italiana que nos chamou. E foi um convite que não dá para negar. A gente formou uma parceria e é cansativo, mas muito, muito gratificante.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também