segunda-feira, 14 julho 2025

Doria só vai flexibilizar quarentena nas cidades com mais de 50% de isolamento

O governador João Doria (PSDB) declarou ontem que a flexibilização da quarentena só acontecerá em municípios que tiverem ao menos 50% de índice de isolamento social. Na coletiva, Doria listou os municípios com os 20 piores índices de sábado (2), citando três da região: Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

“Não havendo índice acima de 50% de isolamento, as cidades estão automaticamente excluídas de flexibilização. Não desejamos mais vítimas, mais infectados e mais óbitos”, declarou o governador. Americana registrou no sábado (2) 50%, enquanto Santa Bárbara e Sumaré, 49%. O melhor índice do Estado no dia foi o de São Sebastião, 69%, e o pior Araçatuba, 44%.

O puxão de orelha serviu como um alerta para que cada cidade se mobilize para que o índice de isolamento seja acima de 50%. “Precisam melhorar os índices se desejarem ter algum tipo de flexibilização. É possível? Claro que sim, com a consciência de cada cidadão, estimulando e convencendo outras pessoas. Vai passar, mas todos nós precisamos ajudar”, declarou o governador.

A quarentena anunciada pelo Estado no fim de março, que permite apenas o funcionamento de comércios essenciais e pede isolamento social, termina na próxima segunda-feira (10). O governador declarou semana passada que haverá reabertura gradual do comércio em algumas regiões do interior, de acordo com o índice de isolamento social.

Carreatas organizadas por empresários e comerciantes têm sido comuns na região pedindo a reabertura do comércio. Todas as cidades da região já tiveram carreatas e, na semana passada, carros transitaram por mais de 40 quilômetros na Rodovia Anhanguera (SP-330) pedindo a reabertura do comércio.

Doria também criticou ontem o protesto de bolsonaristas ocorridos no fim de semana. “Queria registrar aqui um repúdio a esses milicianos fantasiados de patriotas que empregam agressões contra profissionais de saúde e jornalistas”, disse.

O governador falou que o Brasil “assistiu estarrecido à manifestação de milicianos em várias cidades com carreatas, desrespeitando a vida e promovendo o ódio”.

A Prefeitura de Santa Bárbara informou que tem reforçado a importância de se ampliar o isolamento social. A administração de Sumaré não respondeu e a de Americana informou que não iria comentar.

 

Domingo: entre 55% e 60%

 

O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que mede o índice de adesão ao isolamento social no Estado, apontou ontem que os números melhoraram na região com o feriado de sexta-feira e o final de semana, o que naturalmente vem acontecendo em dias assim.

Americana atingiu domingo (3) 56% de isolamento. O recorde foi 59%, no dia 29 de março, também um domingo, e o pior índice desde o início da quarentena foi de 43%, no dia 30 de abril, uma quinta-feira.

Hortolândia, a única cidade da região a atingir 60%, voltou a este patamar domingo (3). No domingo 26 de abril a cidade teve 61%. O município teve o pior índice no dia 30 de abril, com 48%. No sábado (2) tinha 55% de isolamento.

Santa Bárbara atingiu 55% neste domingo (3), se aproximando de seu melhor índice em um domingo, de 57%, no dia 19 de abril. No dia 30 de abril a cidade teve seu pior índice, de 42%.

Sumaré foi a 56% no domingo (3). O recorde é da mesma data do de Santa Bárbara, quando teve 58% de isolamento. O pior dia de Sumaré foi também no dia 30 de abril, com 42%. Nova Odessa não está no levantamento.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também