sábado, 20 abril 2024

Drive-thru faz 100 testes para hepatite, em Americana

O Rotary Club Americana realizou 100 testes pelo sistema drive-thru para detectar hepatite C. Desses, dois deram positivo para a doença. A campanha foi realizada na Avenida Brasil, das 9h às 11h30 deste sábado (29). 

O presidente do Rotary, César Miletta, disse que um dos testados positivos já sabia que portava a doença, mas, para o outro, foi uma surpresa. O público-alvo foram pessoas acima de 40 anos e com tatuagens no corpo. 

“Valeu a pena. A gente ficou um pouco com medo por conta da pandemia, de não ter número de interessados, mas foi surpreendente, porque por volta de 11h já tinha quase acabado. Restavam poucos testes. Então, foi bem bacana”, afirmou Miletta.

Nano passado, o Rotary fez 1,5 mil testes no Tivoli Shopping. Neste ano, por causa da pandemia, o clube de serviço cogitou até mesmo suspender a atividade, mas resolveu manter o programa Hepatite Zero, no sistema de drive-thru, em que as pessoas não precisaram sair do carro para fazer o teste. 

Uma das faixas da avenida foi interditada para que os carros ficassem em segurança na fila. Alguns motoristas já sabiam da campanha e outros resolveram fazer o teste na hora, durante a abordagem feita pelos rotarianos. Em dez minutos o resultado saiu. “Graças a Deus foi mais um evento bem sucedido”, disse Miletta. 

CAUSAS 

A hepatite C é uma doença causada pelo vírus HCV. Causa inflamação do fígado. Sua transmissão ocorre através de contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores da área da saúde, compartilhamento de seringas e agulhas para uso de drogas e durante execução de tatuagens ou colocação de piercings. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também