sexta-feira, 26 abril 2024

Educação planeja 13 salas de creche em meio período em Americana

A Prefeitura de Americana planeja o funcionamento de 13 salas de creches em meio período do dia no próximo ano, para dar conta da demanda crescente pelas vagas em alguns bairros. O Conselho Tutelar, no entanto, deixa claro que o meio período não pode ser imposto aos pais. No começo do ano, os conselheiros municipais e tutelares vão saber quais unidades funcionarão em meio período e se a demanda será atendida a contento. 

“Serão 13 salas de atendimento em período parcial, em diversas unidades, perfazendo o número aproximado de 200 vagas. Destacamos que a capacidade de atendimento em período integral será de 3.800 crianças”, informou a Administração. 

As creches funcionam das 7h30 às 16h30. Além disso, inscrições mensais serão feitas na primeira segunda-feira de cada mês, exceto em julho, na unidade mais próxima do endereço da residência da criança. “Após o recadastramento, esta Secretaria realizou importante estudo que culminou na otimização das vagas em relação à demanda por região. Desta forma, das 1.800 crianças que estavam em fila de espera, apenas 300 permanecerão na demanda”, menciona a nota. 

OPCIONAL 

Dois conselhos do setor discutiram o assunto na última terça-feira (17). “O Conselho Tutelar sugere que tenha meio período, mas que seja opcional, se os pais quiserem, porque o direito à vaga é da criança”, explicou o coordenador do Conselho Tutelar, Pedro Gatti. Independentemente de a mãe trabalhar ou não fora, a criança teria assegurado o direito à vaga. 

O presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Antonio Dias da Fonseca, disse que o órgão entende como positivas as alterações, se isso proporcionar o atendimento das crianças que estavam na fila de espera, e desde que não prejudique o atendimento de mães que trabalham e tenham necessidade de atendimento no período integral. 

“As crianças de mães que não trabalham não podem ser privadas do seu direito a matrícula na educação infantil, mas também deve ter assegurado o seu direito a convivência familiar, ou seja, passar o maior tempo possível junto a sua mãe, pai e demais familiares”, explicou o presidente do CMDCA. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também