sexta-feira, 11 julho 2025

Eleitores aderem ao voto em trânsito

 Maioria sairá do domicílio eleitoral, mas votará dentro do estado de SP

EM TRÂNSITO | Urnas para votação fora do domicílio (Foto: Divulgação)

 Ao todo, 870 eleitores da região irão votar em trânsito, ou seja, solicitaram autorização para votar em outra cidade por não estar em Americana, Sumaré, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Hortolândia, no dia 2 de outubro. 

De acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 870 eleitores, 489 não vão sair do estado de São Paulo para votar, ou seja, 56,20% do público que votará em trânsito estará no território paulista.

Conforme o TSE, os estados, fora de São Paulo, que mais receberão eleitores da região são o Paraná, com 57 eleitores, seguido do estado de Minas Gerais, que soma 54 eleitores. 

O voto em trânsito é uma ferramenta para quem está temporariamente fora do seu local de origem de votação. A Justiça Eleitoral fez campanha direcionada especialmente a eleitoras e eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia das eleições, mostrando que essas pessoas podem participar da votação normalmente, desde que avisassem a Justiça Eleitoral com antecedência. O prazo para solicitação do voto em trânsito foi até dia 18 de agosto. 

Segundo o TSE, 307 eleitores de Americana solicitaram o voto em trânsito e 179 ficarão em solo paulista. O estado de Minas Gerais tem o maior número de eleitores de Americana que votarão em trânsito: 20 eleitores. Santa Catarina terá 18 eleitores americanenses que votarão de lá. Ao todo, 11 eleitores da cidade vão exercer o direito do voto no estado do Paraná.

Paraná. Hortolândia terá 179 eleitores fora da cidade. Desse total, são 95 no estado de São Paulo, 16 no estado do Paraná, nove no Rio de Janeiro e oito em Minas Gerais. Em Santa Bárbara d’Oeste, 146 eleitores estarão em viagem ao votar. Desse número, 85 ficam no estado, oito votam no Paraná e seis em Minas.

Sumaré terá 183 eleitores votando fora do município, sendo 102 em cidades paulistas, 17 no Paraná e 14 em Minas Gerais. Nova Odessa tem 55 votos em trânsito, sendo 28 no estado de São Paulo, seis em Minas Gerais e cinco no Paraná.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também