Nos meses janeiro e julho não haverá cadastramento devido às férias escolares
Por Jaqueline Durões
A Prefeitura de Jaguariúna publicou neste mês o Decreto nº 4.549, que regulamenta alteração na Lei Municipal nº 2.289, que dispõe sobre a criação do Programa “Cadastro Unificado” na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
As creches em geral, são consideradas apenas locais em que as crianças são cuidadas enquanto os pais trabalham. Mas na verdade é um lugar de aprendizagem e de importância crucial no início da vida.
Vale ressaltar que a Educação Infantil no Brasil é responsabilidade dos municípios que, em regime de colaboração dos estados e do governo federal, devem oferecer uma educação inicial de qualidade às crianças de 0 a 5 anos de idade.
A creche vem ganhando crescente atenção, após a comprovação de sua importância na formação e no desenvolvimento das crianças. As evidências indicam impactos positivos das creches de boa qualidade, levando a diversos indicadores de desenvolvimento e bem-estar futuros.
A partir de agora em Jaguariúna, os pais e responsáveis podem fazer o cadastramento para vagas dos Centros de Educação Infantil (creches) durante todo o ano, e não mais apenas nos meses de fevereiro e agosto. O decreto determina que, nos meses de fevereiro e agosto, o cadastramento será realizado todos os dias letivos nas unidades escolares da Educação Infantil.
Já nos meses de março, abril, maio, junho, setembro, outubro, novembro e dezembro, o cadastramento para vagas será realizado no Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Jaguariúna.
Esclarecendo que a educação é um dos fatores que mais influencia o nível de bem-estar das pessoas ao longo da vida. As pessoas com maior escolaridade tendem a viver mais e com melhores condições de saúde, atingir melhores níveis socioeconômicos e de qualidade de vida, além de se envolver menos em episódios de violência.
Mas é preciso destacar que não apenas o acesso à educação infantil, como também sua qualidade, e as consequências futuras para a pessoa e a sociedade como um todo. Crianças que frequentaram boas creches ou pré-escola têm até 25% mais chance de obter melhores empregos e salários na vida adulta.