domingo, 8 dezembro 2024
CURSO UNIVERSITÁRIO

Em Limeira terá curso de Medicina

Após MEC autorizar, as inscrições para vestibular estão abertas e a previsão é que as aulas iniciam em agosto deste ano
Por
Jaqueline Durões
Foto: Divulgação / Prefeitura de Limeira

Nessa terça-feira (23) o prefeito Mario Botion e o presidente do Grupo São Leopoldo Mandic, José Luiz Cintra Junqueira, anunciaram a autorização e o credenciamento da faculdade pelo MEC (Ministério da Educação) para iniciar as atividades da Faculdade de Medicina em Limeira. A coletiva aconteceu nas dependências da instituição, às margens da Rodovia Dep. Laércio Corte.

A coletiva contou com a presença, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, da vice-prefeita Erika Tank, do secretário de Saúde, Vitor Santos, do presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira, do diretor-geral da Graduação de Medicina, Guilherme Succi, do diretor-adjunto da faculdade de Medicina de Araras e Limeira, Fábio D’Alexandri, da coordenadora do curso de Medicina de Limeira, Ivone Duarte, os vereadores Elias Barbosa, Mariana Calsa, Lu Bogo, João Antunes Bano, Ceará e Ju Negão, secretários e outras autoridades municipais.

Botion afirmou; “Desde 2017, temos dado todo o suporte necessário para efetivar a instalação do curso de Medicina em Limeira. Nossa cidade é privilegiada, com a oferta de cursos de graduação em diversas áreas. E agora, a Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic fará a diferença e permitirá que a saúde do nosso município avance ainda mais em conjunto às melhorias que temos entregado”.

Já Junqueira, presidente do Grupo São Leopoldo destacou que o apoio da atual administração foi fundamental para concretizar a implantação da faculdade na cidade. “Foram 10 anos de preparação e um investimento de R$ 16 milhões, até o momento, para instalarmos o curso aqui na cidade. E, nesse período, vimos à qualidade dos gestores de Limeira empenhados em buscar soluções. A São Leopoldo Mandic é de Limeira e veio para ficar”.

Ainda de acordo com Junqueira, a instituição pretende formar médicos de qualidade, com o diferencial de humanizar o ensino. Ele também elogiou a estrutura da saúde na cidade. “Limeira tem um Sistema Único de Saúde que será fundamental para formar médicos humanizados com a vivência específica de atender a pessoa que mais precisa. Em um mundo de Inteligência Artificial, queremos a inteligência humanizada”, ressaltou.

O processo teve várias etapas para o credenciamento da São Leopoldo Mandic. O MEC no ano passado reconheceu a instituição como vencedora da chamada pública para oferecer o curso em Limeira. Depois, em dezembro, dois médicos do Ministério da Educação realizaram uma análise das estruturas da instituição, como o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura das instalações, o que culminou com a autorização nesta semana.

Guilherme Succi, diretor-geral de graduação frisou que o projeto pedagógico da faculdade é moderno, com um corpo docente formado por médicos e educadores da área da saúde. “Temos inglês obrigatório no currículo e o aluno vai para a rede de saúde logo no início do curso. O SUS vai sentir o impacto da Faculdade de Medicina no primeiro mês de aula com a presença de alunos e professores, em vários níveis de atenção à saúde”.

Vale ressaltar que inicialmente, o curso terá 55 vagas, e as inscrições para o vestibular já estão abertas e devem ser pelo site da instituição, pelo o link: https://slmandiclimeira.com.br/

A prova será on-line e acontecerá no dia 30 de junho, a previsão para o início das aulas deve ser em agosto deste ano. Além do vestibular, seis vagas serão oferecidas para bolsa integral, em um processo seletivo diferente, os candidatos devem ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo e não podem ter graduação prévia.

Ainda segundo Succi, os interessados das cidades de Limeira e Iracemápolis receberão um bônus de 10% na nota do vestibular, benefício que foi pedido pelo prefeito Mario Botion. Além do mais, ele anunciou que 10% do faturamento bruto da São Leopoldo Mandic serão doados para pagamento de bolsas de residência criadas pela faculdade para formação de especialistas e investimento na rede SUS onde houver atividade de ensino.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também