O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) esteve em Santa Bárbara d’Oeste nesta segunda (24) para discutir projetos ambientais com o prefeito Rafael Piovezan (PL). Porém o assunto que predominou foi outro: os pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), antecipado pela TV TODODIA em 12 de março.
Ao chegar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o chefe do Executivo paulista evitou a imprensa. Mas, quando saiu, acabou falando sobre o tema e voltou a pontuar que a concessão da SP-304 é necessária para melhorar a rodovia.

Tarcísio rebateu os questionamentos aos pedágios e afirmou que, “depois, quando tem a duplicação, todo mundo quer ir lá.” Ele destacou ainda que a fase de consulta pública chegou ao fim e que sua gestão está analisando os apontamentos da população. O governador falou também que podem haver modificações no projeto e classificou como “vazio esse negócio de ‘pedágio, não'”.

PREFEITOS FALAM SOBRE OS PEDÁGIOS NA SP-304
Diversas autoridades estiveram no evento, como o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), único das cidades afetadas que ainda não havia se pronunciado acerca das tarifas. Ele relatou não acreditar que as cobranças prejudiquem a economia da região. Helinho defendeu que o projeto trará investimentos e estrutura para a região.

Chico Sardelli (PL), prefeito de Americana, afirmou ser contra a medida e confiar no “bom senso” do governador Tarcísio. O político pontuou ainda que a Rodovia Luiz de Queiroz é uma “avenida” para os moradores que se deslocam até Santa Bárbara d’Oeste.

O anfitrião, Rafael Piovezan (PL), prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, disse ter conversado com o secretário de Parcerias em Investimentos do governo de SP, Rafael Benini, e aguardar os estudos da gestão estadual.

PROTESTOS
Alguns manifestantes foram até o local para protestar contra os pedágios na SP-304. Houve menções, em faixas e cartazes, à “punição” que a medida pode causar aos trabalhadores.
PRÓXIMOS PASSOS
Em junho, deve ocorrer o lançamento do edital da concessão da Rodovia Luiz de Queiroz. Ainda este ano, será anunciado o leilão e, posteriormente, a assinatura do contrato. Os equipamentos, do modelo free flow, cuja cobrança é automática e considera o quilômetro rodado como base de cálculo, devem entrar em operação em 2027.