A sessão ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba durou menos de duas horas nesta segunda-feira (15), com votação rápida de 32 requerimentos, sendo 22 de votos de congratulação. O maior destaque foi o uso da Tribuna Popular que trouxe a temática do lançamento do projeto “Pega a Visão”.
Tribuna Popular
O uso da Tribuna foi feita pelo servidor público Wander Vianna Santos, presidente do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento de Pessoa com Deficiência (Comdef). Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi criada a Semana Municipal que terá atividades voltadas ao debate da inclusão e está em sua 13a edição.

Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência
Com o tema “Desmistificando a Deficiência”, as atividades ocorrerão até o dia 24 de setembro em vários locais da cidade. Segundo Wander, o assunto tratará sobre o direito da pessoa com deficiência poder estar em qualquer lugar e que a inclusão seja feita em todos os âmbitos. “Eu tenho uma vida e minha deficiência não me define”, completou.
Programação
As escolas receberão palestras e a sessão da Câmara desta quinta-feira (18) será suspensa para o lançamento oficial do projeto “Pega a Visão”, que apresentará aos vereadores da Casa e ao público, o desenvolvimento de dois produtos audiovisuais para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Também na quinta-feira, no período da manhã, um painel sobre a Jornada Inclusiva no Simespi – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). E no sábado (20) das 9h às 12h, terá a Caminhada Inclusiva, que sairá da passarela Estaiada, na Rua do Porto.
Para o encerramento, dia 24, haverá um desfile inclusivo às 13h na Estação da Paulista, organizado pelo CRP – Centro de Reabilitação Piracicaba.