
Neste sábado (29), americanenses amanheceram em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. O projeto “Emprega Americana”, realizado em uma parceria entre a Prefeitura de Americana e a Câmara Municipal, na sede do plenário, ofertou mais de 1000 vagas de emprego.
O evento que aconteceu das 9h às 15h conseguiu suprir a expectativa de pessoas, que iam e vinham no decorrer das 6 horas disponibilizadas para a entrega de currículo. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo evento.
Segundo o secretário de desenvolvimento de Americana, Rafael de Barros, o evento vem sendo programado a cerca de seis meses e a prefeitura de Americana se vê muito contente com a participação do público.

“A gente ficaria mais feliz se ninguém precisasse procurar emprego, como a realidade não é essa, a nossa função é facilitar esse acesso, então nesse aspecto, nós estamos muito felizes que a população aderiu”, disse Rafael.
O secretário ainda afirma que essa é uma oportunidade para a junção entre empresas e pessoas, fazendo com que facilite para a população a busca por um emprego. “Neste evento a gente consegue juntar todo mundo no mesmo lugar, para que seja mais rápido e menos burocrático para alcançar o tão sonhado emprego”, finaliza Barros.
Para o Prefeito Chico Sardelli (PV), que compareceu ao evento junto com seu vice Odir Demarchi (PSD), essa parceria entra a câmara e a prefeitura veio no momento certo. “Americana está abaixo da média, com cerca de 3% a 4% de desemprego, isso é muito bom e nós vamos estimular para que isso aconteça mais vezes”, disse o prefeito.
“Torcer para que seja um sucesso, que bastante gente saia empregada e uma das coisas que eu gosto de firmar é que pessoas acima de 50 anos também tem oportunidade. A gente sabe das dificuldades que uma pessoa acima de 50 anos tem de arrumar um emprego, então torço muito para que dê tudo certo”, diz Odir.

Chico e Rafael afirmaram que há planos para novos eventos, e que com certeza, a participação da câmara será essencial para trazer essas oportunidades para os americanenses.
Para o presidente da Câmara dos Vereadores, Thiago Brochi (sem partido), essa parceria entre os dois poderes deve render novas oportunidades como essa para a população. “Tô muito feliz, chega a arrepiar ver a quantidade de pessoas que estão vindo aqui, pessoas que estão em busca de qualificação, uma oportunidade de emprego, vão sair empregadas daqui, com um resultado positivo”, diz.
Interessados por uma oportunidade
Com pessoas de todas as idades na busca de uma oportunidade, o “Emprega Americana” junto a 45 empresas deixou um leque de opções com vagas em diversas áreas na região. O evento oferecia vagas desde jovens, em busca de uma primeira oportunidade no mercado de trabalho, até aqueles que enfrentam dificuldades para encontrar alguma vaga.
No espaço, a população pode conferir vagas para jovem aprendiz, estágio, e cargos efetivos, em sistema CLT.
Ivany Carvalho, de 59 anos, está desde setembro de 2022 sem uma nova oportunidade. A aposentada, mudou recentemente para o município de Santa Bárbara e deixou emprego em diversas empresas participantes.
“Não tá fácil, acho que mesmo pela questão da idade, apesar de ter algumas vagas para 50+, na hora que você entra na competição mesmo, você vê que dificulta um pouquinho”, disse Ivany.
Essa dificuldade também é enfrentada por PCD’s, Camila Ágata Salvador Silva, de 43 anos, diz que pessoas com qualquer grau “eu tô procurando uma vaga, para preencher ela e me dar o valor profissional que eu tenho hoje. Nós portadores de deficiência temos muito valor no profissionalismo e eu estou aqui hoje mostrando que nós temos capacidade de exercer a função”, complementa Camila.