terça-feira, 23 abril 2024

Emprego formal avança 32% na RMC

A RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou saldo positivo de empregos formais de 2.750 vagas no mês de agosto. O resultado considera o total de demissões e de admissões no período nas 20 cidades que compõem a região. As informações são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que registra as movimentações de empregos com carteira assinada no Brasil, e divulgadas anteontem pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. 

No ano, o nível de emprego já cresceu 32,3% de janeiro a agosto na RMC, segundo os dados do Ministério. 

O saldo registrado nesses oito primeiros meses do ano foi de 16.154 empregos criados na região, de acordo com o Caged. No mesmo período do ano passado, o saldo de empregos formais nos 20 municípios foi de 12.209 novas oportunidades. 

Os setores de comércio e serviços foram os que mais geraram oportunidades em Americana, onde o saldo foi de 848 novas vagas de emprego de janeiro a agosto. Deste total, 165 delas representam o saldo de agosto. 

RECUPERAÇÃO 

A música Talita Farah, 28, integra o grupo de pessoas admitidas na cidade. Depois de dois meses procurando emprego, ela conseguiu ocupar uma vaga de consultora de vendas na área de gestão empresarial e contabilidade. “Fiquei dois meses parada, dois desesperadores meses. Até que uma amiga me indicou e me chamaram pro treinamento. Passei e tô aqui (na empresa) desde então”, disse. 

A jovem faz planos de seguir a carreira de vendas e investir paralelamente na música. “Estou feliz aqui, a empresa é ótima. Estou me restabelecendo primeiro, acertando as contas, colocando a casa em ordem. Mas tenho planos tanto aqui dentro da empresa, como de voltar a investir na música”, espera. 

Em Nova Odessa, o saldo de empregos em agosto foi de 75 novas vagas ocupadas. Desde o início do ano foram 881 oportunidades preenchidas na cidade, com destaque para as áreas de serviços e indústria de transformação. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Mário Moraes, os números são resultado do trabalho de “formiguinha” da Administração, através do investimento na melhoria da infraestrutura da cidade e na atração de novas empresas e de cursos profissionalizantes. 

“Temos percorrido o Estado de São Paulo e conversado com industriais, comerciantes, cooperativas de trabalhadores autônomos e representantes de entidades que representam proprietários de empresas. Em todos os lugares, apresentamos as vantagens de investir em Nova Odessa, uma cidade bem localizada, com água de qualidade, coleta e tratamento de esgoto e que oferece qualidade de vida aos moradores”, explicou Zé Mário. 

A qualificação da mão de obra também é outra preocupação do governo municipal. “Estamos buscando parcerias para abrir cursos profissionalizantes para preparar nossos trabalhadores para quando as oportunidades aparecerem”, afirmou o secretário. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também