quarta-feira, 24 abril 2024

Entidade de Nova Odessa vai microchipar cães e gatos

Com o objetivo de diminuir o número de animais abandonados e perdidos nas ruas de Nova Odessa, a AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) vai microchipar todos os animais da sua Feira de Adoção. A medida, que ajuda na identificação dos donos caso os animais sejam encontrados nas ruas, começa a ser realizada no sábado (09) com aplicação dos microchips em cães e gatos, adultos e filhotes.
Segundo Carlos Pinotti, presidente da AAANO, a medida é necessária em Nova Odessa. “Ao encontrar o animal abandonado e chipado nas ruas, agora podemos identificar, multar e punir o autor do crime. E em caso de uma fuga acidental, quem o encontrar, pode devolver o animal em segurança para o tutor. Esperamos com isso que a população se conscientize e pare de abandonar animais. Lembrando também que deixar o animal solto na rua também configura abandono, passível de notificação e multa.”, afirma.
Pinotti explica que o microchip é aplicado por baixo da pele, e só é ativado com a leitora. Então não oferece nenhum risco ao animal, nem precisa de nenhum tipo de manutenção. “No chip ficam dados como nome completo, documentos, endereço e telefone para contato do tutor. Ninguém, além da AAANO, terá acesso aos dados do dono do animal. Somente em caso de alguém encontrar seu animal na rua, tiver acesso a uma leitora, que os nossos voluntários já tem, e entrar no sistema de cadastro nacional de microchips”, explica.
Os próprios voluntários, que passaram por treinamentos e orientações veterinárias, vão aplicar os microchips. Como a compra dos microchips foi realizada pela própria entidade, a AAANO realizará a cobrança da implantação para arcar com os custos. “Para quem doa o seu animal na feirinha, o valor será de R$10 por animal. Para quem adotar, R$ 20 por animal adotado. E com isso, o adotante ganha a consulta gratuita, o vermífugo, e entra no programa de castração a preço de custo da AAANO”, disse Pinotti.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também