sábado, 23 novembro 2024

Entrevista: Dr. Lourenço, pré-candidato a prefeito em Nova Odessa

José Lourenço Jorge Alvarenga – ou apenas Dr. José Lourenço –  entra com força na disputa pela Prefeitura de Nova Odessa. Conhecido na cidade, onde atua há duas décadas, o médico é o candidato da situação, carregando o apoio do prefeito Bill Souza (PSDB) e prometendo seguir investindo no tripé saúde-educação-segurança, que concentra os investimentos do governo atual. 

Mas o Dr. José Lourenço quer ir além. Ele fala que a base de sustentação de um prefeito envolve projetos, ideias e desenvolvimento. Por isso, acredita, é possível conseguir o apoio de legendas e políticos historicamente adversários na construção de uma cidade melhor e mais desenvolvida. Confira os principais trechos da entrevista concedida à reportagem. 

TodoDia – Dr. José Lourenço, a proposta da nossa série de reportagens é apresentar, aos leitores, a história de vida e os planos de governo dos candidatos a prefeito. 

Dr. José Lourenço – Nasci em Dois Córregos, em agosto de 1958.  Em novembro vou completar 20 anos de casamento com Deise Klavin. Sou pai da Júlia Klavin Alvarenga, de 17 anos, que está no último ano do Ensino Médio; e do Luiz Eduardo Klavin Alvarenga, de 15 anos, que cursa 1º ano do Ensino Médio. Sou o mais velho de dez filhos. 

Quando chegou em Nova Odessa? 

Eu comecei a trabalhar em Nova Odessa em 1990 como médico da rede pública. Já ocupei os cargos de diretor-técnico e diretor-clínico no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, também aqui na cidade. Atualmente, sou médico da rede municipal de Saúde de Nova Odessa e também atendo no Hospital  São Lucas, em Americana. Tenho consultórios particulares em Nova Odessa e Americana. 

Nos fale da sua carreira acadêmica. 

Me formei em 1989 pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG). Concluí minha residência médica no Hospital Irmãos Penteado e na Santa Casa de Campinas, em duas áreas: cirurgia geral (1990-1992) e urologia (1992-1994). Fiz ainda pós-graduação em prostatectomia  pelo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em março de 2011. Também tenho especialização em saúde pública pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). 

E a carreira política? Desde quando tem filiação partidária, por quais legendas passou, quantas vezes concorreu a cargos eletivos. Desde quando está na legenda atual, e como o nome surgiu para disputar a sucessão do Bill? 

Sou filiado ao PSDB desde 2014 e essa será a primeira vez que disputarei a prefeitura, caso meu nome seja aclamado na convenção do partido. Mas sempre convivi com a política. Meu pai foi prefeito de Córrego do Bom Jesus, cidade mineira onde minha mãe reside até hoje, e meu falecido sogro, Ralfo Klavin, faz parte da história de Nova Odessa, já que foi vereador por cinco mandatos e também presidente da Câmara em três oportunidades. Ou seja, sempre estive muito próximo da política e ela de mim. Acho que agora posso retribuir tudo aquilo que Nova Odessa me deu. Até porque foi aqui que construí minha família e minha carreira profissional.  Então, surgiu o convite do prefeito Bill que, pra mim, foi uma honra muito grande, diante da liderança que ele representa. Com apoio da minha família, o convite foi aceito. 

O seu nome já foi ventilado, no passado, para disputa da prefeitura. Por que não abraçou a empreitada antes? 

Meu nome chegou a ser ventilado, sim, como o de outras pessoas que estavam no grupo.  E o grupo optou por outro nome para a disputa. Natural da política. Agora, a situação é totalmente diferente: houve um convite do prefeito e da direção do partido. E eu coloquei o meu nome à disposição. 

Sabemos que o senhor é o candidato da situação, apoiado  pelo prefeito atual, mas naturalmente tem suas propostas pessoais. Gostaria que o senhor falasse de  suas principais propostas de governo. 

A saúde, a educação e a segurança são áreas que todo gestor público deve ter uma atenção redobrada. Podemos dizer que se trata de um tripé clássico. Na saúde, o investimento precisa ser constante. Isso é fato, mesmo diante da evolução que a população constatou nestes últimos anos. Saindo um pouco do tripé, é importante gerar novas oportunidade de trabalho e renda para os nossos moradores. Isso se reflete em qualidade de vida. Atrair novos empreendimentos é sempre um tema em pauta, mesmo sabendo que o momento pelo qual o País atravessa não é dos melhores em virtude da pandemia. Mas é preciso evoluir e incentivar setores com intensiva mão de obra. Nova Odessa é logisticamente privilegiada em relação aos demais municípios da região e isso conta muito na decisão do empresariado. 

Sabemos que o Bill quebrou a hegemonia de grupos que que há muito tempo controlavam a política na cidade, sob a liderança de políticos importantes como Simão Welsh e Manoel Samartin.  Gostaríamos de saber qual a relação do senhor com tais grupos. O senhor acha que vai ter a base de sustentação para fazer um bom governo? 

A minha relação sempre foi muito boa com todos, independentemente da sigla partidária. Bill, Zé Mário, Simão e Samartin ajudaram no desenvolvimento de Nova Odessa, cada um à sua maneira. Foram e são excelentes gestores, cada um com uma maneira diferente de governar. Sobre a “base de sustentação” citada, ela se conquista com projetos, ideias e desenvolvimento. Nenhum vereador vai contra propostas que beneficiam a população, que geram empregos, que buscam o  desenvolvimento da cidade. É nisso que eu acredito. Uma cidade se governa com a união de forças, com entendimento entre o Executivo e o Legislativo. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também