
Uma erosão às margens da rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), próximo ao quilômetro 132, no sentido interior, está preocupando os pedestres e motoristas que passam pela região. A erosão está na altura da rua Dorival Freitas Vieira, no bairro Jardim Gerivá, em Santa Bárbara d’Oeste.
O buraco tem cerca de 10 metros de comprimento, por mais de três metros de largura, e foi aberto, principalmente, pela ação das chuvas no local. A cratera fica parcialmente escondida entre mato alto, árvores e arbustos, mas está muito próxima do acostamento, o que representa um risco a motoristas e motociclistas que trafegam pela via.
No local, também não há qualquer sinalização no trecho indicando o problema, o que aumenta ainda mais o risco de acidentes.
O assunto acabou chegando até a Câmara de Vereadores do município. Na última quinta-feira (24), o vereador Rony Tavares (Republicanos) protocolou uma moção que apela ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) por obras de contenção. O documento deve ser votado na sessão da próxima terça-feira (29).
Caso seja aprovada em plenário, será direcionada ao diretor regional do DER em Rio Claro, Danilo Luiz Dezan. O documento solicita que o órgão tome providências e evite possíveis tragédias. Junto à moção, também serão encaminhados registros fotográficos do local.
A equipe de reportagem da TV TODODIA questionou o DER-SP sobre o assunto e, de acordo com o órgão, o trecho já é monitorado e o serviço para recuperação da canaleta lateral, prejudicada pela erosão, está programado para os próximos dias.
“O DER-SP monitora o trecho, que já foi parcialmente recuperado e não apresenta risco aos usuários, e informa que já programou a conclusão do serviço de recuperação da canaleta lateral para as próximas semanas”, informou o órgão, por meio de nota.